• Entrar
  • Cadastrar
Dia da Amazônia tem festivais em 8 cidades: confira atrações e maravilhas da região
Os Festivais Dia da Amazônia usam a música para promover ações e relembrar a importância da floresta amazônica

A Amazônia é um dos cartões postais do Brasil e da América Latina conhecida por ser a maior floresta do mundo com mais de 5 milhões de quilômetros quadrados de extensão. Ela é tão importante que tem uma data só dela, o Dia da Amazônia, para celebrar a diversidade do bioma e promover a sua preservação. Descubra no TudoGostoso onde o Dia da Amazônia é comemorado pelo país e veja um pouco da biodiversidade através de ingredientes típicos.

floresta amazônica vista de cima com floresta e rio O Dia da Amazônia é uma festa com uma importante causa ambiental

O que é o Dia da Amazônia?

O Dia da Amazônia é celebrado no dia 5 de setembro. É uma data comemorativa brasileira oficial que foi instituída através de uma lei em 2007. O dia e o mês têm um motivo especial e foram escolhidos para ser a mesma data da criação da província, hoje estado, do Amazonas, em 5 de setembro de 1850 por D. Pedro I. Mas não se trata de uma festa de aniversário do estado. A ideia é festejar a Amazônia como um bioma importante para o nosso país.

Qual o objetivo dos Festivais Dia da Amazônia?

Para transformar os objetivos do Dia da Amazônia em realidade, organizações socioambientais pelo Brasil se juntaram para fazer os Festivais Dia da Amazônia. A festa organiza shows de música em oito cidades pelo país para trazer atenção para o mais importante, as ações de conscientização e preservação da floresta amazônica.

O lema do evento é bem direto: “Tira o pé do chão e mantenha a Amazônia de pé”. É um incentivo para atividades que defendam a proteção da Amazônia. Segundo o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), entre agosto de 2021 e julho de 2022, foram derrubados mais de 10 mil km² de floresta, a maior área dos últimos 15 anos.

Por isso que ações que movimentam a população para valorizar a Amazônia são tão importantes. Como parte dos Festivais Dia da Amazônia, a Virada Cultural Amazônia de Pé reúne ações, palestras, aulas, saraus, gincanas e sessões de cinema que falam sobre a Amazônia e coletam assinaturas para um projeto de lei de proteção ambiental. São quase 500 atividades de Norte a Sul do Brasil, além de um evento internacional em Zurique, na Suíça, com contação de histórias para famílias brasileiras da região.

Dia da Amazonia com açaí na floresta A preservação da biodiversidade da Amazônia é um dos pontos mais importantes da festa

Quando e onde acontecem os Festivais Dia da Amazônia?

Os Festivais Dia da Amazônia acontecem sempre em torno do dia 5 de setembro. Em 2022, as festas e ações são realizadas entre o dia 3 e o dia 10 de setembro. Além das atividades da Virada Cultural Amazônia de Pé em mais de 20 estados brasileiros, os Festivais Dia da Amazônia contam com programação oficial com shows em 8 cidades nos finais de semana: São Paulo, Belém, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Macapá, Manaus, São Luís e Santarém.

Baile na Terra Dia da Amazônia em São Paulo

A abertura das festas do Dia da Amazônia acontece na cidade de São Paulo, no sábado (3), no Centro Cultural Tendal da Lapa, no bairro de Água Branca. A programação é repleta de shows que começam às 11h e terminam só às 21h com Bloco do Água Preta, Ventanias com Anelis Assumpção, Djuena Tikuna e Suraras do Tapajós, DJ Eric Terena, Silvan Galvão e Banda, Saulo Duarte, DJ Zek Picoteiro e Gaby Amarantos. À partir de meio dia, o evento tem almoço com cardápio amazônico com tacacá, arroz de galinhada, mousse de cupuaçu e mais.

Festival de Cinema das Periferias e Comunidades Tradicionais da Amazônia em Belém

Belém, no Pará, tem dois dias de atividades. No sábado (3), a programação vai de 16h30 às 23h com uma mistura de intervenções, cinema e música. A abertura é do Instituto Você em Cena, seguido de uma apresentação de Priscila Castro Feat Naieme e depois uma intervenção de Panãs Panãs.

Em seguida tem Marcia Kambeba e Os Falsos do Carimbó. Ao anoitecer é feita a exibição de filmes e depois as atrações são MC Super Shock, Gabi Luz e Samba Fé no Batuque. Durante todo o dia há uma exposição de fotografias, tudo no Portal da Amazônia em Jurunas.

Psica na Amazônia em Belém

No domingo (4), os shows de música são divididos em três palcos no Portal da Amazônia de 15h à meia noite. No Palco Principal tem DJ Norberto, Arthur da Silva e Flor de Mururé, MC Carol, FBC, Viviane Batidão e BaianaSystem, com Leona Vingativa e Gabi Luz como apresentadoras.

No Palco Carretinha, Shayra Brotero introduz as atrações Reggaetown, Selo Caqui: Pratagy, Malu Guedelha, Reiner, Jheni Cohen e W Mate-U, Tambores do Pacoval, Sumano + Kratos + Íra, Maderito + Leona Vingativa e DJ Eric Terena. O Palco do Crocodilo tem uma atração às 22h20: o grupo Surreal Crocodilo a Resistência.

Festival Amazônia Serra do Curral em Belo Horizonte

Em Belo Horizonte, Minas Gerais, a festa acontece de 14h às 20h do domingo (4), no Parque Municipal Américo Renné Gianetti, no Centro. As apresentações ficam a cargo de Nath Rodrigues, Kaê Guajajara, Marcelo Veronez + Coral + Sérgio Pererê, Fernanda Takai e Swing Safado. O mestre de cerimônias é Kdu dos Anjos e a programação ainda contra intervenções de Favelinha Dance e Teffy Angel.

Virada Amazônia de Pé no Rio de Janeiro

Ainda no sudeste, na cidade do Rio de Janeiro, os Jardins do Museu de Arte Moderna (MAM) no aterro do Flamengo recebem três palcos com atrações das 10h às 22h no domingo (4). No Palco infantil, as crianças se divertem com Farra de Brinquedos, Mundo Aflora e Dauá. No Palco Slam acontece o Slam Laje com MC Martina, um movimento cultura com rap e poesia da periferia.

Já no palco principal as atrações são: Silvan Galvão e Carimbloco, Samba que elas querem, Felipe Cordeiro e Manoel Cordeiro, Geraldo Azevedo, Metá Metá, Edgar, Nic Dias, BK' VJ Carol Santana, DJ Gust, MC Kaoma, Feira Junta Local e Exposição Nakoada.

Festival “Nossa Amazônia” em Macapá

O Mercado Central de Macapá, no Amapá, recebe oficinas, shows e uma feira de sociobiodiversidade no domingo (4), das 16h até meia noite. As atrações principais incluem Casa Circo, DJ Lobotomy, Tani e Antony, Jhimmy Feiches, Silmara Lobato e banda Negro de nós, Mc Deeh + Pretogonista, Grupo de Marabaixo, Manoel Felipe e Aparelhagem de tecnobrega.

Grito Rua Pela Amazônia em Manaus

Manaus, capital do estado do Amazonas e o coração da Amazônia, não poderia ficar de fora dos Festivais Dia da Amazônia. De 9h às 19h, o Parque da Juventude Ajuricaba Mascarenhas em São José Operário recebe atrações de Casa de Caba, Johnny Jack, Mesclado, SANTS, Rabo de Vaca, Bruxos do Norte e Mafel Matagal.

Re(x)istência Fest II – O Amanhã da Amazônia é Agora em São Luís

São Luís, no Maranhão, é o representantedo nordeste nos Festivais Dia da Amazônia. No domingo (4), o Parque Estadual do Rangedor na Quadra 35 - Lote 18, o dia inteiro será reservado para muitos shows, oficinas, práticas esportivas e recreação infantil que começam às 8h e terminam só à meia noite.

O Palco da Amazônia recebe Criolina, Pão com Ovo, Baré de Casco, MC Rapadura feat Gug's, Ventanias, Enme e Curumim. No Palco Rexistência a música é de Bateria batuque da onça, Josef Osei, Boi de Pindaré, Bloco Só Safados, Sistah Chilli e DJ Rasec e DJ Felix. O Lounge começa com o show infantil da banda Tiruliluli e depois segue com DJ Nelsinho, DJ Gabi Leão e DJ Desert.

Festival Maní(Festar) em Santarém

Os Festivais Dia da Amazônia se encerram na Praça de Eventos no bairro Aeroporto Velho de Santarém, no Pará, no sábado dia 10 de setembro. Das 18h à meia noite, os visitantes poderão se divertir com atrações como o teatro infantil Vaca Lusa, a dança do Bailado de Carimbó e os shows especiais.

O Show coletivo de Trap de Santarém é feito por Gp Rataria, Kovac, Kaus Mc, Prime, Iank Miller, Monaliza e Alternativos. Já o Show Especial Vozes da Amazônia conta com Chico Malta, Hermes Caldeira, Osmarino, Paulinho Barreto e Adrya Goes, Vitória Gatto, Cristina Caetano e Rawi, El Puxirum e Priscila, Castro e Nato Aguiar, Silvan Galvão, Nilson Chaves e Suraras do Tapajós convida Thaline Karajá e Maria Gadú.

Celebrando a Amazônia: alimentos típicos das florestas da região

flor de jambu da amazônia O jambu é uma flor pequena que deixa uma ardência impressionante na boca

A Amazônia é um bioma tão incrivelmente diverso que não é de surpreender que seja o lar de ingredientes deliciosos. Alguns são comuns em todo o Brasil, como guaraná e açaí. Outros são mais conhecidos dentro da culinária de estados como o Pará e o Amazonas, como o jambue o tucumã.

Os peixes de água doce estão bem presentes entre os ingredientes da Amazônia, como os grandes pirarucu e tambaqui. A herança indígena teve um papel no uso dos alimentos disponíveis na floresta. É por causa dos povos indígenas que temos o tucupi, um líquido extraído da mandioca brava e que passa por várias etapas para retirar todo o veneno deste alimento perigoso. O tucupi é bastante usado na gastronomia da região Norte até hoje.

Receitas tradicionais para provar a culinária da Amazônia

Tacacá

O tacacá é uma sopa feita a base do caldo de tucupi, com camarão como sabor principal e a erva jambu que dá uma ardência na boca. Chicória e pimentões podem ser usados para temperar, enquanto a goma de tapioca é um ingrediente opcional para engrossar a sopa. Deve ser servido bem quente para apreciar todo o sabor.

tigela com tacaca do Pará O tacacá é tão típico que a maioria dos seus ingredientes é originário da região amazônica

Pato no tucupi

O pato no tucupi é um prato bem típico da região da Amazônia. A carne de pato é cozida no caldo de tucupi e a receita também pede jambu. Alho, coentro e chicória do Pará são temperos que incrementam esse prato com sabor inconfundível. Para acompanhar o pato no tucupi não pode faltar arroz e farinha de mandioca.

Tucunaré assado

O tucunaré é um dos peixes de rio suculento bem comuns nas mesas do norte do país. Deixar o peixe de molho na cachaça e depois assar com palmito, cebola e muito tempero é a melhor maneira de fazer esse prato.

Maniçoba

A maniçoba é a receita ideal para quem quer provar a culinária da Amazônia e adora carne de porco. O prato é feito com maniva, a folha da mandioca triturada, e pedaços de carne de porco, como bacon, toucinho, linguiça e mais! Também precisa ser servido com arroz e farofa de mandioca para ter uma experiência bem típica.

Sorvete de cupuaçu

A gastronomia amazônica também possui doces ricos. As receitas com cupuaçu, fruta comum da região, dão excelentes lanches e sobremesas. O sorvete de cupuaçu então é uma delícia gelada perfeita para dias mais quentes.

Veja mais:

Roteiro gastronômico: descubra os festivais de comida que vão rolar pelo país em setembro

Conheça as diferenças entre mandioca e mandioquinha

Temas relacionados