• Entrar
  • Cadastrar
Conheça 5 ingredientes da Amazônia e saiba mais sobre eles
Saiba mais sobre 5 ingredientes da Amazônia: veja mais informações sobre o guaraná, o tucupi, o jambu, o pirarucu e tucumã

Muitos ingredientes da rica culinária amazônica são pouco conhecidos nas outras regiões do país. Por isso, selecionamos 5 ingredientes da Amazônia para você conhecer e saber mais sobre eles!

5 ingredientes da Amazônia: saiba mais sobre eles

ingredientes da amazonia Guaraná: saiba mais sobre esse e outros ingredientes da Amazônia

Guaraná

O guaranazeiro é encontrado no Brasil e também na Venezuela e o seu fruto é pequeno, tem casca vermelha e polpa branca. O fruto seco e moído resulta no pó que pode ser misturado em sucos e vitaminas. Ele é rico em cafeína, por isso, é muito consumido por quem quer mais energia e também acelerar o metabolismo.

tucupi Tucupi

Tucupi

O tucupi é extraído da raiz da mandioca brava: o líquido que sai do tubérculo espremido é separado do amido decantado e depois cozido com temperos. Ele é um dos ingredientes tradicionais do norte do país, presente em pratos como o tacacá e o pato no tucupi. O tucupi é caldo amarelo, acido e aromático e dá um sabor marcante às receitas.

jambu Jambu

Jambu

O jambu é uma erva também conhecida como agrião da amazônia conhecida pela dormência que causa na mucosa da boca. Ele é muito comum principalmente no estado do Pará e se assemelha à folha da couve. Pode ser utilizado em tortas, bolos, carnes e também é ingrediente do tacacá, prato indígena de caldo feito com camarões.

ingredientes típicos do amazonas Filé de pirarucu

Pirarucu

O pirarucu é um peixe nativo da Amazônia, e é um dos maiores peixes de água doce do planeta. Quando adulto, pode ter entre 2 e 3 metros de comprimento e pesar entre 100 e 200 quilos. Sua carne é macia e rosada e ele é o ingrediente principal de diversos pratos típicos do Amazonas, como o pirarucu à casaca.

ingredientes típicos da amazônia Tucumã

Tucumã

O tucumã é uma palmeira com espinhos que chega a medir até 15 metros e dá frutos amarelos com tons avermelhados. Cada cacho costuma ter 150 frutos e parte comestível deles é constituída de cerca de 20 por cento de polpa. O tucumã, que tem sabor levemente doce, pode ser consumido ao natural ou em diversas receitas, como o "x-cablocinho", um sanduíche feito com o fruto e queijo coalho aquecido na chapa.

Temas relacionados