Geralmente é recomendado comer pelo menos 5 frutas e vegetais por dia na hora de montar as refeições para estocar vitaminas. Mas para que esses alimentos sejam verdadeiramente saudáveis, você sabia que não apenas a ordem que você come mas a forma como você os prepara é importante? Hoje falaremos de um vegetal muito consumido pelos brasileiros que não tem as mesmas propriedades para a saúde se for consumido cru ou cozido. Dependendo da forma que prepara, ele pode até aumentar os níveis de açúcar no sangue! Vem com o TudoGostoso que explicaremos tudo para você.
Qual é o vegetal que pode aumentar os níveis de açúcar no sangue?
Bolos industriais ou mesmo doces e sobremesas caseiros causam aumento nos níveis de açúcar no sangue devido ao seu alto teor de açúcar. Não só sucos podem ser bombas glicêmicas como certos alimentos que ninguém suspeitaria também contêm muito açúcar: estamos falando de vegetais com alto índice glicêmico. É o caso, por exemplo, da cenoura que, apesar dos muitos benefícios para a visão, faz disparar os níveis de açúcar no sangue. O médico nutricionista Pierre Dukan falou do assunto para o público por meio de um vídeo no seu Instagram.
Para continuar consumindo esse alimento rico em vitamina C e betacaroteno, tudo depende do seu cozimento. Quando fazemos receitas com cenoura com ela crua, o seu índice glicêmico é baixo, de apenas 16. Isso ajuda até a “sugar” o açúcar do sangue e baixar os níveis da glicose: “quando a cenoura é consumida crua, os seus açúcares ficam ‘presos’ numa matriz muito resistente que retarda a sua passagem no sangue e com isso controla os níveis de açúcar no sangue”. O especialista acrescenta que as cenouras cruas “deixam o açúcar no sangue aos poucos” e, portanto, “sem consequências nos níveis de açúcar no sangue”.
Quando a cenoura fica com alto nível glicêmico?
O verdadeiro problema surge no cozimento da cenoura porque ela contém diferentes formas de açúcar como sacarose, glicose e frutose, que não serão assimilados da mesma forma quando cozidos. A frutose em particular aumentará o índice glicémico deste vegetal que será então “3 a 4 vezes superior” ao da cenoura crua, especifica o especialista. Assim, o nível de açúcar no sangue de uma cenoura cozida geralmente ultrapassa 50, chegando na faixa intermediária que merece atenção.
Mas por que isso acontece? Porque cozinhar a cenoura diminui as fibras presentes nela, aquelas mesmas que permitem que os açúcares do vegetal sejam absorvidos suavemente pelo sangue. Assim, os açúcares liberados pelo vegetal correm para o sangue, elevando drasticamente os níveis de açúcar no sangue.
O resultado? Isso faz com que o açúcar no sangue aumente depois de comê-lo, assim como acontece com um doce, podendo contribuir ao desenvolvimento de diabetes! Por isso, se você precisa controlar os níveis de glicose, prefira apostar na cenoura ralada ou em palitos de cenoura que, além de fazerem bem à saúde, permitem evitar um pico glicémico excessivamente elevado.
Veja mais:
Este alimento amado por veganos e vegetarianos pode aumentar os riscos de diabetes, segundo novo estudo
Quanto mais frutas melhor? Saiba qual é a quantidade certa pra consumir por dia
Medo de diabetes? Evite a doença com esse pequeno passo depois das refeições para diminuir os níveis de açúcar no sangue!