• Entrar
  • Cadastrar
Cacau veio de Madagascar? Conheça a verdadeira origem do fruto destaque da novela Renascer
JoannaPor  Joanna  | Redatora

Quem a vê assumindo o papel de chef nas viagens com os amigos não imagina que a Joanna descobriu o seu talento com as panelas reproduzindo receitas do Instagram e TikTok. Tornou-se expert em receitas na prática e, agora, também é a grande responsável pelas sobremesas nos almoços em família

Abertura da novela Renascer tem levantado o questionamento se o cacau veio de Madagascar, ilha localizada na costa leste da África. 

Cacau veio de Madagascar? Conheça a verdadeira origem do fruto destaque da novela Renascer

 Grãos produzidos em Madagascar são reconhecidos por sua alta qualidade. (créditos: Shutterstock)

Se você acompanha a novela “Renascer” na TV Globo, certamente tem ouvido falar muito sobre o cacau. A trama traz como plano de fundo diversas visões da produção cacaueira, desde a extração e preparação do fruto até a venda de chocolates. A própria abertura da novela mostra imagens de uma plantação de cacau na cidade de Ilhéus, no litoral da Bahia. Contudo, um trecho da música "Lua Soberana", interpretada pelas cantoras Luedji Luna e Xênia França, têm chamado bastante atenção do público.

Na abertura da novela, aparece a imagem de um cacau bem na parte da música que diz “veio de Madagascar”. A letra levantou um questionamento se o trecho é uma referência à verdadeira origem do fruto. O TudoGostoso procurou saber mais sobre o assunto para descobrir qual a relação do cacau com a ilha.

Cacau veio de Madagascar?

Não, o cacau não é originário de Madagascar. O fruto é nativo das regiões tropicais da América Central e América do Sul. Aqui no Brasil, ele começou a ser cultivado na região da Amazônia, em meados do século 18. Hoje em dia, o maior exportador de cacau brasileiro é o estado da Bahia. Cerca de 98% das exportações do país são de lá, sendo a maioria produzida na cidade de Ilhéus.

Mas então por que a música da abertura da novela fala “veio de Madagascar? Na verdade, a letra de “Lua Soberana”, escrita por Ivan Lins, não fala sobre o cacau. A canção é uma celebração às raízes culturais afro-brasileiras e a Iemanjá, Deusa do Mar nas religiões de Matriz Africana. A citação à ilha de Madagascar, neste caso, significa que as influências e saberes africanos chegaram ao Brasil por meio das águas do Atlântico.

Cacau produzido em Madagascar é considerado um dos melhores do mundo

Apesar de Madagascar não ser o berço do cacau, ainda existe uma relação do fruto com a ilha. O cacau produzido em Madagascar é considerado um dos melhores do mundo. Inclusive, os grãos produzidos lá são utilizados por grandes produtoras de chocolate, como a Mars Wrigley, fabricante de Snickers, M&M'S, dentre outros doces muito populares.

Segundo os historiadores, o cacau chegou na África através dos portugueses que colonizaram o Brasil. Tanto que a primeira região com plantio de cacau no continente foi a ilha de Fernando Pó, uma colônia portuguesa que hoje corresponde à Guiné Equatorial. Com o tempo, o fruto foi chegando em outros países da África, como Gana, Costa do Marfim e a ilha de Madagascar.

A África é o maior exportador de cacau do mundo. Só a Costa do Marfim exporta 2,18 milhões de toneladas por ano, número equivalente a 44% da produção mundial do fruto. O país é o primeiro da lista, seguido por Gana e Equador. O Brasil ocupa o sexto lugar na lista, com a Bahia e o Pará sendo os maiores produtores de cacau no território nacional.

Benefícios do cacau para a saúde

O cacau é um fruto rico em flavonoides, compostos com ação anti-inflamatória e antioxidante. Essas substâncias têm um efeito muito positivo na pressão arterial e ajudam a prevenir doenças cardiovasculares.
Além disso, os flavonoides são grandes aliados da pele, pois combatem os radicais livres que causam o envelhecimento precoce. O cacau também é rico em ferro, cafeína e triptofano, um composto que estimula a produção de serotonina.

Uma das menores maneiras de aproveitar os benefícios do cacau é consumir o suco da polpa do fruto. Já o chocolate até pode oferecer alguns nutrientes do fruto, mas depende do seu processo de fabricação e do teor de cacau. As opções mais saudáveis são o chocolate amargo ou meio amargo, pois são feitos com cacau puro e contêm menos açúcar.

Veja também:

Cacau além do chocolate! Ingrediente será muito usado em geleias e compotas em 2024, apontam 50 especialistas
Cacau em pó: como usar o ingrediente para fazer receitas deliciosamente saudáveis

Temas relacionados