O bolo de fubá é um clássico perfeito para qualquer hora do dia. Um quitute que lembra bastante a comida de vó, ele tem diversas receitas diferentes, permitindo que ele possa ser feito de maneira a agradar todos os paladares. Aqui mesmo no TudoGostoso você aprende como fazer bolo de fubá com erva-doce, bolo de fubá com goiabada, bolo de fubá com laranja e muito mais. Hoje nós vamos ensinar como fazer bolo de fubá cremoso sem farinha de trigo, e pode ter certeza que você vai se apaixonar! Confira!
Bolo de fubá cremoso sem farinha de trigo: aprenda como fazer esse quitute que lembra um pudim
Ingredientes:
- 4 ovos
- 4 xícaras (chá) de leite
- 1 xícara (chá) de fubá
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 100 g de queijo ralado
- 1/2 xícara (chá) de óleo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
Modo de preparo:
O bolo de fubá é um quitute típico do Brasil que praticamente todo mundo adora. Existem muitas maneiras diferentes de prepará-lo: batendo na mão, na batedeira, no liquidificador. Fora a variedade de texturas, desde os mais sequinhos até os mais cremosos. Para preparar o bolo de fubá cremoso é tão fácil quanto aquele mais fofinho, a maior diferença está no tempo de preparo, que costuma ser um pouquinho mais demorado.
- O primeiro passo para preparar o bolo cremoso sem farinha de trigo é bater os ovos com o leite, o açúcar e o óleo. Como falamos anteriormente, você pode usar o procedimento que preferir.
- Em seguida, acrescente o óleo e bata até incorporar.
- Depois adicione o fubá e bata por alguns segundos, até obter uma massa lisa e homogênea.
- Coloque o fermento em pó e bata apenas o suficiente para misturá-lo à massa.
Por fim, adicione o queijo ralado e misture com uma colher ou espátula: não há necessidade de bater porque ele não precisa ser triturado. - Em uma forma untada e enfarinhada com fubá, despeje a massa, dando leves batidinhas em cima da pia.
- Leve para assar em forno preaquecido a 180º C por aproximadamente 40 minutos. Na hora de fazer o teste do palito, ele deve sair ainda um pouco sujo e úmido.
- Passado esse tempo, retire o bolo e deixe esfriar em temperatura ambiente (isso fará com que ele fique mais consistente).
Dica do TudoGostoso: cuidado com a temperatura e o tempo do forno! Eles não devem ultrapassar o indicado acima, porque pode fazer o bolo ficar com uma textura mais pesada e seca.
Veja mais:
Bolo de fubá NA FRIGIDEIRA: receita gostosa para economizar gás de cozinha
O segredo do bolo de fubá cremoso no liquidificador: veja dicas simples e a receita fácil para não errar