Qual é a melhor solução para se livrar da ressaca? Se você exagerou na dose do álcool e bebeu demais, algumas das consequências da manhã seguinte podem ser náusea, cansaço, dor de cabeça, boca seca, dor de estômago e memória confusa. Há quem recorra aos remédios e quem prefira remédios caseiros… Mas o que diz a ciência sobre como melhorar da ressaca?
"Há três grandes complicações na ressaca: inflamação, porque ela se liga a diferentes enzimas químicas no corpo e muda a forma como elas agem; desidratação, porque faz com que você urine muito; e privação do sono, porque ela interrompe a arquitetura do sono, de modo que você não consegue ter uma boa noite de descanso", explica o médico Deep Bhatt, da Weill Cornell Medicine em Nova York, ao Everyday Health.
Veja abaixo 9 dicas fáceis de fazer que são comprovadamente eficazes para melhorar a ressaca, de acordo com estudos científicos.
1 - Beba muita água para repor os fluidos perdidos
O primeiro item da lista é um dos mais fáceis: beber água. O álcool tem efeito diurético, o que significa que ele faz com que você urine mais. Ele faz isso suprimindo certos hormônios que ajudam o corpo a reter líquidos e, portanto, você está perdendo líquidos ao urinar. Depois de quatro bebidas alcóolicas, você pode perder até um litro de urina nas horas seguintes.
"Beber água ajuda a repor os fluidos necessários e pode ajudar a corrente sanguínea e o sistema circulatório a transportar nutrientes e oxigênio para os tecidos e a remover os resíduos de uma noite de consumo excessivo", afirmou Pete McCall, personal trainer e fisiologista.
2. Inclua isotônicos no seu dia para acelerar a reidratação
Considere usar Gatorade ou outras bebidas isotônicas, pois elas contêm minerais chamados eletrólitos - como sódio, potássio, magnésio e cálcio - e são projetadas para ajudá-lo a repor os nutrientes perdidos e a se reidratar rapidamente.
"As bebidas esportivas elevam a glicose no sangue e podem elevar os níveis de sódio, o que ajuda as células musculares a absorver e usar a água, levando a uma reidratação mais rápida", explica McCall.
3 - Restaure a energia com vitamina B e proteja a imunidade com vitamina C
Estudos apontam que a vitamina B12 é particularmente afetada pelo uso de álcool: as vitaminas B são responsáveis pela energia, pela função cerebral e por manter o sistema imunológico e o sistema nervoso funcionando adequadamente.
Por isso, uma boa solução pode ser comer ovos - uma ótima fonte de vitaminas B - aliados a uma proteína magra, como peito de frango ou de peru.
Outra vitamina que pode ser adicionada à sua rotina de autocuidado com a ressaca é a vitamina C. Pesquisas mostram uma conexão entre o uso de álcool e um sistema imunológico enfraquecido, prejudicando a capacidade do corpo de se defender. Por isso, aumente a dose dela consumindo frutas e vegetais como brócolis, laranjas, pimentões vermelhos, kiwis e acerola, fruta que tem até 100 vezes mais do nutriente do que o limão.
4 - Aumente o açúcar no sangue com carboidratos
O álcool pode interferir nos níveis de açúcar no sangue e, dessa forma, contribuir para a fadiga, a irritabilidade e a fraqueza que geralmente são consequências da intoxicação.
"O consumo excessivo de álcool pode afetar negativamente o metabolismo da glicose, portanto, fazer um lanche rico em carboidratos e açúcares, pode elevar o nível de açúcar no sangue e fornecer energia imediata", apontou McCall.
Ao contrário da crença popular, alimentos gordurosos não o ajudarão a combater a ressaca. Essa gordura não absorverá o álcool, que já passou pelo fígado.
5 - Tome chá de camomila para reduzir a ansiedade
Para algumas pessoas, um dos sintomas da ressaca é a ansiedade, que pode ser tão desgastante emocionalmente quanto alguns dos sintomas físicos da ressaca. Diversos estudos apoiam o uso dessa planta com flores para acalmar o nervosismo, embora os participantes do estudo tenham recebido extrato de camomila em vez de chá.
Como bônus, a camomila pode ajudar a dormir e aliviar a dor de estômago, de acordo com o National Center for Complementary and Integrative Health.
6 - Acalme seu sistema imunológico com um medicamento anti-inflamatório
Sente dor depois de uma noite de bebedeira? Provavelmente é seu sistema imunológico que está agindo. Considere a possibilidade de tomar um analgésico anti-inflamatório como ibuprofeno ou aspirina, para ajudar temporariamente com a dor de cabeça e a sensação geral de dor, de acordo com a Harvard Health Publishing.
No entanto, fique longe do paracetamol: assim como o álcool, ele é metabolizado no fígado e, em casos raros, pode ter efeitos tóxicos se você tomar uma dose alta e houver álcool suficiente em seu organismo.
7 - Experimente o gengibre para aliviar a náusea
O gengibre também entra nesta lista um dos melhores remédios naturais para aliviar a indisposição estomacal, que geralmente é um sintoma comum da ressaca: os compostos químicos do gengibre ajudam a aliviar a dor de estômago e a digestão.
Uma meta-análise realizada por pesquisadores de Queensland, na Austrália, constatou que o gengibre reduziu o vômito em 60% e a fadiga em 80% em pessoas com câncer que estavam recebendo tratamento quimioterápico. Outra revisão constatou que o gengibre tem potenciais efeitos antioxidantes e protetores do fígado.
Você pode aproveitar esse superalimento de várias maneiras. Para aliviar uma dor de estômago, experimente preparar um chá de gengibre ou mastigar gengibre fresco.
8 - Exercite-se para colocar de lado os sintomas da ressaca
De todas as soluções caseiras possíveis e populares para a ressaca, os especialistas dizem que o exercício é um dos melhores, pois aumenta o fluxo de oxigênio para o cérebro e aumenta os hormônios que melhoram o humor e que sustentam os níveis de energia.
"Exercitar-se durante uma ressaca deve ser limitado a exercícios de intensidade baixa a moderada, pois a ressaca afetará negativamente a capacidade cognitiva, o controle motor e a coordenação”, apontou o especialista.
9 - Volte para a cama para restaurar o ritmo circadiano
Por fim, um dos remédios mais restauradores para a ressaca que você pode tentar é simplesmente dormir mais. "O álcool inicialmente pode fazer você se sentir sonolento; no entanto, ele afeta o sono porque quem consome muito álcool não consegue ter um sono profundo que é restaurador", afirmou o Dr. Shilpi Agarwal, médico de medicina familiar em Washington, DC.
O álcool perturba o ritmo circadiano e impede parte crucial do nosso sono REM crucial: é improvável que você tenha um sono profundo e reparador depois de beber em excesso.
Já sabia de todas essas dicas ou colocava alguma em prática? No TudoGostoso, você encontra diferentes conteúdos sobre saúde e bem-estar.
Veja mais: