Quais são as melhores frutas para fazer caipirinha? Cuidado ao fazer esse tipo de busca no Google e se deparar com uma lista variada de opções possíveis para o preparo da bebida. Se você quer se livrar dos efeitos da ressaca sem precisar recorrer a alcachofra, essa é a dica que você precisa saber.
Antes de mais nada, é importante lembrar que o excesso de bebida dificilmente não surtirá um efeito negativo para o seu bem-estar. Você já deve saber que o álcool é tóxico, e em grandes quantidades afeta tanto o cérebro quanto o fígado, gerando aquelas sensações nada agradáveis no dia seguinte.
A nutricionista Thais Araújo (@thaispsiconutri), especialista em Saúde Intestinal, explica como a escolha das frutas pode influenciar nos sintomas das bebida. Confira essas dicas valiosas!
Como as frutas podem interagir com o álcool da bebida
Conforme explica a especialista, o álcool é metabolizado no fígado e se transforma em acetaldeído. Em seguida, essa substância é transformada em acetato que será oxidado e utilizado como energia.
"O problema é que há uma demora entre acetaldeído e acetato, é um processo que leva um tempo. Então sempre acaba acumulando acetaldeído no organismo, que é tóxico", explica ela.
A presença do acetaldeído no organismo é responsável pelos sintomas desagradáveis da bebida alcoólica, com dor de cabeça, indisposição, vermelhidão no rosto e prejuízos da saúde do fígado. Alguns sucos são indicados para ajudar a amenizar a ressaca.
"É aqui que as frutas entram! Algumas delas podem lentificar ainda mais a transformação de acetaldeído em acetato. Por isso é importante saber escolher as melhores frutas para compor sua caipirinha, visando minimizar os danos do álcool", alerta a nutricionista.
Quais são as frutas mais recomendadas para a caipirinha
De acordo com a nutricionista, as frutas mais recomendadas são o limão-taiti, o morango, a manga e o kiwi, fruta poderosa para a saúde do intestino. "Elas aceleram a conversão, protegendo o corpo do acetaldeído", explica ela. Desta forma, as chances de ressaca são menores.
Já as opções de frutas que devem ser evitadas na caipirinha são o limão siciliano, a laranja, o maracujá e a pitaya, embora seja muito nutritiva.
"Elas fazem o contrário, diminuem drasticamente a conversão, causando acúmulo de acetaldeído", revela. O resultado é o aumento das chances dos efeitos negativos do álcool no organismo.
Veja mais!
Não beba energético puro ou combinado com álcool sem antes saber dos perigos à saúde, segundo estudo.
Aprenda a fazer essas receitas de caipirinhas tropicais deliciosas do TudoGostoso para os dias de calor.