• Entrar
  • Cadastrar
Alcachofra além da cura da ressaca! Descubra o poder desse vegetal para a saúde

Vegetal tem importante função no fígado e por isso é considerado um importante aliado nos casos de ressaca.

Descubra por que a alcachofra ajuda a combater a ressaca. (Foto: Shutterstcok) 

Você conhece o poder da alcachofra? Com a sua propriedade de eliminar toxinas do fígado, esse vegetal é considerado um importante aliado na cura da ressaca. E não é à toa que costuma ser recomendado como estratégia aos excessos de bebida no dia seguinte.

Mas é claro que os seus benefícios não se limitam a combater a ressaca. Além de purificar o fígado, ela estimula a diurese e possui valores nutricionais surpreendentes que vão te convencer a preparar mais receitas com alcachofra em casa.

O vegetal tem a fama de ser o melhor protetor do fígado e você vai descobrir o motivo a seguir!

Veja quais são os nutrientes presentes na alcachofra

Ricas em água e fibras, as alcachofras têm uma importante função para a diurese e a regularidade intestinal graças a esses componentes.

Dentre os minerais, esse vegetal contém sódio, potássio, ferro, fósforo, manganês, magnésio e cálcio. É uma importante fonte de vitaminas, com a presença das vitamina C, K, B6, ácido fólico (B9) e niacina (B3) e ainda contém os antioxidantes ácido cafeico e quercetina, com a propriedade de proteger as células contra danos.

Já a presença da cinarina, que é um composto capaz de estimular a produção de bile, auxilia na digestão de gorduras e na desintoxicação do fígado.

Os fitoesteróis presentes na alcachofra ajudam a diminuir a absorção de colesterol, além de ser uma importante fonte de folato, aliado nas funções metabólicas e prevenção de defeitos do tubo neural.

Como a alcachofra pode ser benéfica para o fígado?

Como já dito, a cinarina e o ácido cafeico ajudam a estimular a produção de bile. Esse fluido produzido pela vesícula biliar é essencial para a digestão de gorduras e para a absorção de nutrientes. Quando a produção da bile é estimulada, o fígado passa a eliminar mais toxinas e resíduos do corpo.

  • Propriedades antioxidantes: os antioxidantes presentes na alcachofra ajudam a proteger as células do fígado de danos causados pelos radicais livres.

  • Redução do colesterol: estudos apontam que o vegetal pode ajudar na diminuição dos níveis de colesterol no sangue. O excesso de colesterol pode aumentar a formação de depósitos de gordura no fígado.

  • Desintoxicação: a alcachofra ajuda a remover substâncias tóxicas do corpo, como álcool ou medicamentos.

  • Redução da inflamação: o vegetal possui propriedades anti-inflamatórias que podem contribuir na redução da inflamação do fígado. A inflamação crônica pode gerar problemas mais graves, como cirrose.


Com tantas propriedades benéficas, a alcachofra é um alimento que pode ser incluído no seu cardápio com segurança de que oferecerá muitos nutrientes. Mas é importante ressaltar que as pessoas que sofrem problemas hepáticos não devem substituir tratamentos médicos pelo vegetal.

Veja mais!

Dieta anti-inflamatória? Você precisa reduzir esses alimentos da rotina urgente!

Cardiologistas decidiram: 4 alimentos para evitar contra o colesterol

Temas relacionados