• Entrar
  • Cadastrar
Engov te salva da ressaca? Descubra A VERDADE e ERRO que todo mundo comete

Muitas pessoas têm o costume de tomar Engov antes de consumir bebidas alcoólicas para prevenir a ressaca. Contudo, ao invés de ajudar, essa prática acaba atrapalhando a sua recuperação. 

Tomar Engov antes de beber aumenta o risco de intoxicação por álcool. (créditos: Shutterstock)

O Engov é um medicamento que costuma ser associado ao alívio dos sintomas da ressaca. Além de tratar os desconfortos causados pelo excesso de álcool no organismo, o comprimido também tem ação anti-histamínica, que controla quadros de irritação e alergia no esôfago. De acordo com a bula, ele deve ser ingerido assim que começarem os primeiros sintomas de mal-estar. Porém, muitas pessoas têm o costume de tomar o remédio antes de começar a beber, pois acreditam que isso ajuda a prevenir a ressaca no dia seguinte. Contudo, esse hábito é bem perigoso e pode causar até intoxicação.

Entenda por que você jamais deve tomar Engov antes de beberálcool e confira algumas dicas para enfrentar a ressaca com mais segurança.

Tomar Engov antes de beber aumenta o risco de coma alcoólico

O Engov é um analgésico e anti-histamínico indicado para alívio dos sintomas associados à ressaca, como dores de cabeça, enjoos e sensação de queimação. Sua composição contém 4 ativos: cafeína, hidróxido de alumínio, ácido acetilsalicílico (aspirina) e maleato de mepiramina. E é justamente por causa desta última substância que você nunca deve tomar o medicamento antes de beber. Mas antes de te explicar o porquê, vamos entender melhor a função de cada um desses compostos.

O ácido acetilsalicílico atua no Engov como analgésico. Ele tem o mesmo componente da aspirina e sua função é justamente tratar dores de cabeça e no corpo. Já o hidróxido de alumínio tem ação antiácida, ou seja, ajuda a combater a queimação, a azia e outros desconfortos no estômago. A cafeína tem efeito estimulante e vai combater a fadiga e indisposição, deixando você mais disposto.

O maleato de mepiramina, por sua vez, é um antialérgico que controla quadros de irritação e alergia no esôfago. Além disso, ele também serve para reduzir o enjoo e impedir vômitos. É aí que está o problema em tomar Engov antes de consumir bebidas alcoólicas.

Um dos mecanismos do nosso corpo para se livrar da intoxicação por álcool é vomitar. Quando você toma um remédio que combate o vômito antes de consumir bebidas alcoólicas, o seu corpo não vai conseguir colocar o excesso de álcool para fora caso você beba demais. Assim, você acaba correndo o risco de entrar em coma alcoólico, um estado de perda de consciência profunda e que pode ser potencialmente fatal.

Como tomar Engov do jeito certo e seguro?

Por incrível que pareça, o Engov não é um remédio voltado para o tratamento da ressaca. Na verdade, ele serve para aliviar sintomas comuns de mal-estar, como dor de cabeça, desconforto estomacal, azia, queimação e náusea. Inclusive, se você ler a bula do remédio vai perceber que uma das principais recomendações é não consumi-lo junto com bebidas alcoólicas. Portanto, você não pode tomar Engov antes e nem poucas horas depois de tomar álcool, pois o seu corpo ainda está intoxicado.

O jeito certo de tomar Engov é no dia seguinte assim que começar a sentir qualquer um dos sintomas. O mal-estar é um sinal de que o nível de álcool no seu organismo já diminuiu e que você já está fora do risco de intoxicação.

O que fazer para não ter ressaca?

A ressaca é uma reação do corpo à desidratação causada pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Para não ter que lidar com esse conjunto de sintomas, o ideal é sempre controlar a quantidade de bebida e comer enquanto bebe. A presença de alimentos no estômago diminui a velocidade com que o álcool atinge o sangue, reduzindo os efeitos negativos da substância no corpo.

Intercalar o consumo de álcool com comida também mantém os níveis de glicose no sangue estáveis e ajuda a proteger a mucosa gástrica, reduzindo o risco de irritação gástrica. Não se esqueça de tomar bastante água no dia seguinte para combater a desidratação causada pelas bebidas alcoólicas.

Veja também:

Carnaval sem ressaca: 5 dicas para curtir os blocos todos os dias sem sofrimento!
Como beber mais água: confira as dicas para ficar sempre hidratado

Temas relacionados