Existem muitos fatores por trás da retenção de líquidos, que é uma forma popular de se referir ao inchaço corporal. O calor, por exemplo, é um fator externo que pode desencadear essa reação adversa em nosso corpo.
Infelizmente, não temos como controlar o clima do Brasil, que é notório por suas temperaturas altas. Dito isso, como adoramos compartilhar conselhos e truques para facilitar sua vida na cozinha e fora dela no TudoGostoso, reunimos 4 dicas preciosas de alimentação para quem sofre com retenção de líquidos. Confira!
Como reduzir a retenção de líquidos com 4 dicas de alimentação
Existem medidas simples que podem aliviar o inchaço caso ele seja causado pela retenção de líquidos, como elevar as pernas ou levantar os braços abrindo e fechando as mãos. Porém, a verdade é que pequenas mudanças na sua alimentação podem ter um impacto maior e melhor a longo prazo.
Reduzir o consumo de álcool
O consumo exagerado de álcool pode afetar o fígado e, consequentemente, causar inchaço nas mãos, pés e abdômen devido à redução da albumina no corpo, proteína responsável por manter nosso sangue dentro dos vasos sanguíneos!
Controlar o consumo de sal
Já alimentos com muito sal podem causar a retenção de líquidos no corpo por serem ricos em sódio, que é uma substância que retém água. Ervas aromáticas ou sal com baixo teor de sódio podem ser alternativas mais saudáveis.
Fazer atividade física regularmente
Manter nosso corpo em movimento é importante para a circulação de sangue em nosso organismo. Caso essa circulação se torne mais lenta, ela pode levar à retenção de líquidos, por exemplo, nas pernas, tornozelos e pés.
Aumentar a ingestão de água
A hidratação é fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo. Principalmente, no caso dos rins, que eliminam o excesso de sódio e líquidos. Tente beber entre 1,5 e 3 litros de água por dia para evitar o inchaço.
Veja mais!
Chá de salsinha ajuda a diminuir a retenção de líquidos
Chá pra perder barriga: como fazer a bebida para perder gordura abdominal e melhorar a retenção de líquidos entre outros benefícios