
Com essas dicas qualquer um consegue fazer brioche igual de padaria (Créditos: Shutterstock)
Nos últimos anos muita gente tem se aventurado em fazer seu próprio pão caseiro dos mais variados tipos, mas cada um tem a sua dificuldade. Um dos mais amados, mas que parecem mais desafiadores de preparar do zero é a brioche. O pão de origem francesa tem massa fofinha e leve que parece quase impossível de fazer em casa sem deixar “massudo” e pesado. Felizmente você não precisa de formação profissional na cozinha para conseguir um brioche caseiro perfeito. Basta seguir 10 dicas simples que o TudoGostoso explica para você agora.
Use bons ingredientes
Toda boa receita de brioche começa pelos ingredientes. Escolha uma farinha de qualidade para dar a leveza que esse pão pede. É bom que a manteiga e os ovos sejam os mais frescos possíveis. Em relação ao fermento, embora muita gente use o fermento seco instantâneo, o melhor a utilizar é o fermento fresco, daqueles vendidos nas próprias padarias.
Respeite as proporções
Nada de medir no “olhômetro”. Para a sua brioche dar certo você precisa seguir as quantidades indicadas de cada ingrediente. Caso queira aumentar ou reduzir a receita, calcule as proporções de acordo. A precisão é fundamental na arte de fazer pães e isso é o que garante a textura perfeita do seu brioche. O ideal é usar uma balança culinária para pesar cada ingrediente. Se não tiver, vale usar conjuntos de medidores para separar casa medida culinária. Evite usar copo de requeijão ou lata de leite condensado como medida.
Sove a massa corretamente
Sovar a massa faz parte do preparo de qualquer receita de pão. Você deve sovar a massa por tempo o suficiente indicado no modo de preparo para que ela desenvolva o glúten que dá estrutura ao brioche. Para amassar com a mão é preciso persistência. Um bom indicativo de que a sua massa de brioche está no ponto certo é quando ela fica lisa e elástica.
Deixe a massa descansar
Depois de tanto ser amassada, a massa precisa descansar propriamente. Você deve deixá-la em um recipiente coberto com um pano em um ambiente aquecido e sem correntes de ar. Um bom ambiente para isso é o forno. Ligue-o para preaquecer a 30ºC, mas depois que atingir a temperatura desligue-o e coloque a massa dentro. É esta etapa permite que o fermento faça o seu trabalho para dobrar o tamanho da massa e dar uma textura aerada.
Use a técnica da dobra
Após a primeira etapa de fermentação, retire a massa e faça uma “aba”, dobrando a massa sobre ela mesma. Esse processo retira o excesso de dióxido de carbono para deixar o miolo mais uniforme e a textura do brioche como um todo melhor.
Unte a forma
Assim como muitas receitas de forno, é essencial untar a forma antes de assar o pão. Para evitar que os seus brioches grudem na forma e você não consiga tirá-los inteiros, unte a assadeira generosamente com manteiga e polvilhe farinha por cima. Usar o papel-manteiga também é um bom substituto, mas lembre-se de cobrir não só o fundo como todas as laterais. Utilizar formas antiaderentes também facilitam, mas por garantia vale untar um pouco mesmo nesse caso.
Não esqueça de pincelar
O brioche é conhecido pela sua casca dourada e brilhante por cima. Isso só é possível porque ele é pincelado antes de ir ao forno. O ingrediente mais usado nessa etapa é o ovo batido, mas também pode acrescentar leite à mistura. Afinal, não basta ter a textura certa, o brioche perfeito começa pela sua aparência.
Acompanhe o forno
Nada de colocar a massa no forno, ligar o timer e esquecer que ela existe. Dependendo do seu forno e da sua receita, o brioche pode dourar bem rápido. Volte de tempos em tempos e observe com atenção para evitar que seus preciosos pães acabem queimando. Caso o exterior tenha dourado muito rápido e você acredite que não deu tempo de assar o miolo, a dica é botar papel-alumínio por cima.
Espere esfriar
Nós sabemos que não tem nada como comer um pão quentinho recém-saído do forno. Mas segure a tentação e deixe o brioche esfriar sobre uma grade por pelo menos 15 minutos antes de devorá-lo. Esse tempo para esfriar após assado é o que faz com que seu miolo endureça no ponto certo, o que facilita o corte mesmo quando a massa está bem macia. Se quiser comer um brioche quente, espere esse tempo passar e esquente brevemente no forno ou na airfryer.
Sirva ao seu gosto
A receita de brioche só vai ser perfeita se ela for perfeita para você. Esse pão tem uma massa levemente adocicada e pode ser servida como salgado ou doce. Você pode fazer a receita comum e deixar cada um passar manteiga ou geleia ou montar o sanduíche que quiser. Mas você também pode fazer acréscimos durante o preparo. Ao moldar a massa nos pãezinhos, você pode rechear e fazer um brioche com queijo e presunto ou acrescentar gotas de chocolate ou frutas cristalizadas e usar uma cobertura de açúcar para fazer um pão doce de brioche.
Veja mais:
Faça essa receita de pão com APENAS 4 ingredientes e deixe seu café da manhã ainda mais gostoso
Biscoito sequilho de padaria que derrete na boca: receita fácil com 3 ingredientes para fazer em casa
Dicas PRÁTICAS e FÁCEIS para o pão francês amanhecido ficar fresquinho igual feito na hora