O fricassê de bacalhau é a junção perfeita de um prato cremoso com esse peixe delicioso utilizado em diversas receitas portuguesas. Se você enjoou do fricassê de frango tradicional, então não pode deixar de provar essa versão. O bacalhau desfiado refogado com tomate e cebola é banhado por um creme de milho-verde, feito com requeijão e creme de leite, que dá uma textura aveludada e harmoniza o sabor característico do pescado. A mussarela ralada intensifica essa cremosidade da receita de fricassê de bacalhau enquanto a batata palha adiciona um toque de crocância. Para servir de acompanhamento, você pode fazer um arroz branco ou um arroz de brócolis que ficam deliciosos sem roubar o protagonismo do prato. O fricassê de bacalhau é rápido de fazer e fará sucesso em um evento familiar, no almoço de Páscoa ou como acompanhamento da ceia de Natal. Separe os ingredientes e confira o modo de preparo dessa receita incrível.
Ingredientes (4 porções)
1 lata de creme de leite
1 lata de milho-verde
1 copo de requeijão
1/2 kg de bacalhau desfiados e dessalgados
200g de mussarela ralada ou processada
100g de batata palha
1 cebola picada
Cheiro-verde a gosto
2 tomates
Modo de preparo
- 1
No liquidificador bata o creme de leite, o requeijão e o milho, reserve.
- 2
Na panela refogue o bacalhau na cebola e tomate, acrescente o cheiro verde.
- 3
Abaixe o fogo e acrescente o creme reservado, mexa por 1 minuto e passe para um refratário, por cima coloque a mussarela ralada e processada.
- 4
Leve ao forno médio até o queijo borbulhar, retire do forno e coloque a batata palha por cima.
Informações adicionais
Veja como desfiar bacalhau antes de preparar o fricassê
Não se preocupe se você não comprou o pescado já dessalgado e desfiado para fazer a receita de fricassê de bacalhau. Com essas dicas de como preparar bacalhau, você vai poder cozinhar o prato sem complicações.
Primeiro, você vai precisar dessalgar o bacalhau do jeito certo para não estragar o seu fricassê de bacalhau. Deixe de molho em água gelada de 24 a 48 horas, dependendo da grossura das postas, e troque a água de 6 em 6 horas.
Após isso, leve o bacalhau para cozinhar de 5 a 10 minutos em uma panela com água fervente. Ele precisa estar com uma textura macia e não deve cozinhar demais para não ficar seco.
Quando estiver no ponto, você já vai poder fazer o bacalhau desfiado usando as mãos ou um garfo que ele solta facilmente.
Como incrementar o fricassê de bacalhau para deixá-lo mais saboroso
Para aumentar a cremosidade da receita de fricassê de bacalhau simples, experimente adicionar um creme de queijos especial no creme de milho. Isso também vai deixar o prato mais delicioso.
Ao invés de colocar a batata palha comprada do mercado, você pode dar um toque mais caseiro fazendo uma batata palha megacrocante. Outra dica que vai bem é colocar azeitonas no fricassê de bacalhau cremoso.
Mais tipos de receitas de fricassê para variar no cardápio
O tradicional fricassê de frango é a versão mais conhecida desse prato francês que conquistou os brasileiros. Mas existem outras variações dessa receita famosa que são tão gostosas quanto o fricassê de frango cremoso.
Já que agora você conhece o fricassê de bacalhau com creme de milho, não deixe de experimentar também o fricassê de carne moída com requeijão, o fricassê de camarão, o fricassê de palmito, o fricassê de batata e o fricassê de calabresa com requeijão.
Para quem ama receitas práticas, veja também:
Fricassé de frigideira é mais rápido do que de forno e ainda te ajuda a economizar gás! Veja a receita
O meu creme de milho ficou mil vezes melhor após seguir essa receita com poucos preparos
Aprenda a fazer o verdadeiro fricassê de frango cremoso igual ao da França