• Entrar
  • Cadastrar
Você sabia que picante não é um gosto? Picante é um tipo de dor!

O ardido da pimenta não é reconhecido com um dos cinco sabores que o ser humano sente

Você sabia que picante não é um gosto? Picante é um tipo de dor!

Entenda por que o picante não é um sabor, mas sim uma dor! (Crédito: Shutterstock)

Quando pensamos nos sabores que sentimos, logo lembramos do salgado, do doce, do amargo e do azedo, né? De fato, esses são os gostos mais básicos reconhecidos pela ciência, junto com o umami, que completa a lista.

Mas e o picante, não é um sabor para completar a lista? Não, o picante não é reconhecido como um sabor! Ele está mais para uma sensação de dor, sabia? Como assim?? è isso mesmo, vem entender!

Porque o picante não é um sabor?

O "picante", muitas vezes associado a alimentos como pimentas, não é classificado como um sabor, mas sim como uma sensação de dor!

A sensação de picante é causada por compostos como a capsaicina, que ativa os receptores de dor na boca e na língua. Esses receptores são parte do sistema nervoso responsável por detectar estímulos dolorosos.

Quando a capsaicina se liga a esses receptores, ela envia sinais ao cérebro que são interpretados como dor ou queimação.

Diferente dos gostos básicos, que são detectados por células gustativas especializadas, a sensação de picante é mediada por células nervosas sensíveis a estímulos térmicos e químicos. Por isso, podemos dizer que o picante é um tipo de dor que experimentamos.

Como salvar um prato muito picante?

Um pouco de picante na comida é muito apreciado em diversos preparos e muita gente gosta de adicionar uma pimentinha nos bolinhos fritos, como croquetes, coxinhas e quibes, por exemplo. Mas o que fazer se você fizer uma receitinha e usar pimenta demais? Ainda dá para salvar? Dependendo do que for, dá sim!

Por exemplo, dependendo da receita, como ensopados e assados, você pode usar o leite! Se beber um pouco de leite ajuda a tirar a ardência da boca, por que não usar o mesmo truque ainda no preparo?

Por conta da gordura presente nos laticínios, a ardência da pimenta é neutralizada e o sabor acentuado se dissipa. Para fazer, acrescente o que mais combina com a sua receita, podendo escolher entre leite puro, iogurte, creme de leite e até queijos.

Limão, vinagre e até ketchup tradicional também ajudam a reduzir a ardência de certos pratos. Isso porque a acidez desses alimentos neutraliza e equilibra o sabor picante, ajudando a combater os exageros. De quebra, ainda ajuda a não adicionar sabores muito fortes ou texturas à receita original.

Gostou dessa dica? Ela é ótima para reduzir a ardência em alguns preparos! Veja mais truques para te ajudar a consertar esse problema de vez.

Temas relacionados