
Nutricionista dos famosos tem uma opinião forte sobre essa bebida proteica popular no mundo fitness (Créditos: Shutterstock/Canva)
Nos últimos anos, o estilo de vida saudável se tornou um tópico muito comentado nas redes sociais. Com isso, muitas pessoas passaram a adaptar sua alimentação, incluindo alimentos e produtos recomendados por influencers e especialista da área. Entre os itens mais populares estão as bebidas lácteas e os shakes proteicos, que se tornaram queridinhos principalmente por oferece praticidade na rotina corrida.
Quando se fala em bebida proteica, o famoso YoPRO deve ser o primeiro que vem à sua mente, certo? Popular entre os influenciadores e adeptos de uma alimentação saudável, a bebida é uma fonte rápida e saborosa de proteína. No entanto, recentemente, a nutricionista Patrícia Davidson — que atende celebridades como Sabrina Sato, Bruna Marquezine e Paolla Oliveira — criticou o YoPRO, apontando alguns malefícios associados ao consumo da bebida. Para entender melhor o caso e descobrir os pontos comentados pela nutricionista, confira a matéria completa!
O que a nutricionista dos famosos diz sobre o YoPRO?
Em um vídeo compartilhado em seu Instagram, a nutricionista Patricia Davidson fala sobre o YoPRO, shake proteico que caiu nas graças de quem busca uma alimentação saudável. Ela aponta que apesar de prático, essa bebida oferece apenas 15 gramas de proteína, uma quantidade que pode ser encontrada em outros alimentos de fontes naturais como os ovos e o filé bovino, por exemplo.
Segundo a nutricionista, o YoPRO entrega: a proteína do leite, proteína do soro do leite em 15 gramas de proteína. Além disso, alguns dos pontos negativos para a nutricionista são o fato desta bebida conter aditivos químicos e adoçante com sucralose. Nesse sentido, ela diz que o whey protein — outro produto popular neste meio — é uma boa alternativa por não ter tantos conservantes. A dica é optar por um tipo de proteína que seu corpo irá assimilar com mais facilidade.
Quais são as fontes de proteína naturais para incluir na rotina?
Além das duas opções citadas pela nutricionista, existem outros alimentos ricos em proteína que você pode incluir na sua alimentação. Isso, claro, considerando a sua rotina e as suas prioridades. Para te ajudar, o TudoGostoso reuniu algumas alternativas se desejar substituir o YoPRO, dê uma olhada:
Leite e derivados
O leite é rico em proteínas e os seus derivados também são uma ótima opção para incluir como substituição. Um iogurte natural, por exemplo, possui uma quantidade menor de aditivos alimentares do que um shake proteico. Da mesma forma, os queijos também são uma excelente fonte de proteína.
Sanduíche natural
O sanduíche natural é uma opção deliciosa que você pode preparar para levar para onde quiser e é uma maneira de fazer a absorção da proteína de outra forma. O importante é que ele possui uma fonte de proteína como atum ou frango, por exemplo. Você também pode incluir ricota, patê de frango ou um ovo mexido se preferir.
Leguminosas
As leguminosas provavelmente já estão presentes na sua rotina e elas também são fontes de proteína. Uma salada que contenha lentilha, feijões, ervilhas ou grão-de-bico, por exemplo, já irá lhe fornecer uma boa quantidade de proteína durante o dia. A famosa soja também é uma opção interessante de incluir. Aqui no TudoGostoso, você encontra diferentes receitas com soja para experimentar!
Oleaginosas
Sabe aquele momento em que você precisa fazer um lanche rápido? As oleaginosas podem te ajudar! Além de serem uma ótima fonte de proteína, também fornecem minerais, vitaminas, fibras e a famosa gordura boa. Algumas opções são as nozes, castanhas, amendoim, pistache e castanha-de-caju.
PANCS
Uma opção um pouco diferente, mas ainda assim eficaz, são as chamadas PANCS: plantas alimentícias não convencionais. São aquelas que você não costuma encontrar no mercado, mas que costumam crescer em parques, calçadas e canteiros; e desse forma também podem ser plantadas em uma horta caseira ou compradas com um fornecedor de plantas naturais. O ora-pro-nóbis é uma dessas plantas e possui um alto teor de proteína. Ele pode ser utilizado para incrementar saladas, omeletes, tortas ou até ser consumido refogado. Talvez algum vizinho ou parente tenha uma muda para você plantar em casa e experimentar essa opção.
Veja mais:
Você sabe quanta proteína deve comer por dia? A resposta depende do peso e se está em emagrecimento. Veja o que dizem estudos atuais!
Crepioca doce e proteica para salvar a sua dieta: receita simples e rápida com 17g de proteína e 278 calorias
Qual a carne mais rica em proteína: frango, bovina ou suína?