• Entrar
  • Cadastrar
Você não vai acreditar qual sobremesa ficou em primeiro lugar entre as melhores do mundo

O TasteAtlas catalogou mais de 10 mil alimentos de diferentes países e essa foi a sobremesa vencedora

Você não vai acreditar qual sobremesa ficou em primeiro lugar entre as melhores do mundo

A lista do TasteAtlas reuniu as melhores sobremesas do mundo (Créditos: Shutterstock)

Nada como saborear uma deliciosa sobremesa após o almoço, não é mesmo? Com um mundo de possibilidades, sempre há opções para os mais variados gostos. Felizmente, o Brasil conta com receitas incríveis e mundialmente famosas como o brigadeiro e o pavê, por exemplo, mas existem outras sobremesas incríveis espalhadas pelo mundo.

Com tantas delícias, qual poderia ser considerada a melhor sobremesa do mundo? Esta é uma tarefa difícil, mas o TasteAtlas – site que funciona como um guia online catalogando receitas de diversos países – fez uma lista com as 100 melhores e a sobremesa que conquistou o primeiro lugar pode te deixar em choque.

Qual sobremesa ficou em primeiro lugar na lista do TasteAtlas?

A lista do TasteAtlas, “Top 100 desserts in the world”, faz um ranking de 100 sobremesas mais bem avaliadas do site. Com receitas de diversos países, o top 10 conta com sobremesas como o Tiramisu, Crème brûlée e o Tespishte, uma receita do Kosovo. Algumas delícias brasileiras também entraram para a lista, incluindo o pudim de leite condensado, mousse de maracujá e o bombocado.

Porém, a receita que conquistou o primeiro lugar, surpreendentemente, foi o pastel de belém. Esse resultado pode ser chocante para algumas pessoas porque o pastel de belém não costuma ser necessariamente pensado como uma sobremesa. Na lista, vemos logo em seguida o sorvete de creme, da Inglaterra, o Dondurma, da Turquia, o pastel de nata, de Portugal e em quinto lugar o Tembleque, de Porto Rico.

O que é o pastel de belém e qual a sua origem?

Com uma massa folheada que derrete na boca e um recheio cremoso, o pastel de belém possui diferentes versões ao redor do mundo (Créditos: Shutterstock)

Com uma massa folheada que derrete na boca e um recheio cremoso, o pastel de belém possui diferentes versões ao redor do mundo (Créditos: Shutterstock)

De origem portuguesa, o pastel de belém tem uma longa história. Considerada uma receita clássica, ela surgiu no século XIX e foi uma criação dos monges do Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, Portugal. Uma das versões mais famosas sobre a origem dessa receita diz que o motivo de sua criação foi para tentar evitar o desperdício de gemas de ovos que sobravam da produção de hóstia.

Essas pequenas tortinhas são feitas com uma massa folheada que desmancha na boca e um recheio cremoso e suave. A base dessa receita leva ingredientes como ovo, açúcar, limão, leite e canela, mas conforme ganhava popularidade ao redor do mundo, também ganhou diferentes versões em outros países.

Veja mais:

Torta portuguesa cremosa de liquidificador: fiz no almoço para receber meu filho e ficou pronta rapidinho
Bolo de Reis: receita portuguesa recheada tradição para uma data católica bem saborosa
Banoffe de frigideira é uma das sobremesas mais fáceis e deliciosas do mundo

Temas relacionados