• Entrar
  • Cadastrar
Tomate muito maduro: veja o que fazer para conservar o alimento e usar em receitas de molho caseiro

Descubra o que fazer com o tomate para guardar ele por mais tempo sem estragar com um truque genial

Tomate muito maduro: veja o que fazer para conservar o alimento e usar em receitas de molho caseiro

Não deixe seu tomate estragar usando esse truque (Créditos: Shutterstock)

Ter sempre um tomate em casa é perfeito para poder fazer receitas com tomate que vão de saladas até molho de massas. Mas comprar muito do fruto e deixá-lo guardado por dias é um problema já que o tomate muito maduro não dura muito tempo. Ainda mais porque, ao contrário do que muita gente faz, tomate não deve ser guardado na geladeira já que ele perde a textura.

Só dá para comprar pouco por vez então? Depende de como você quer usar seu tomate. Quando chega no limite e o tomate está muito maduro, você ainda pode usar um truque simples para prolongar sua vida útil e utilizá-la depois em algumas receitas. Descubra no TudoGostoso o que fazer para conservar o tomate maduro por mais tempo e como aproveitar em receitas depois.

Como conservar tomate por mais tempo?

Na hora de escolher o tomate no mercado, o ideal é quando está vermelho e maduro para aproveitar seus nutrientes. O tomate fica mais suculento e adocicado quando guardado fora da geladeira, especialmente para comer cru como em saladas, só que ele dura pouco nessas circunstâncias, de cerca de 3 a 7 dias no máximo. Se você comprou tomate demais e está vendo que estão bem maduros e não pretende usá-los crus nos próximos dias, a dica é usar o congelador.

Sim, apesar de o tomate perder a textura quando congelado por causa da água na sua composição, ele não fica totalmente ruim e pode ser usado em alguns preparos. Mas não é para botar o tomate direto no freezer. O truque é pegar o tomate muito maduro e cortar em rodelas. Depois, você deve pegar um saco plástico de alimentos ou um plástico filme. Por cima dele, bote as rodelas de tomate lado a lado formando uma fileira na ponta. Em seguida, role essa fileira para dentro e bote mais uma fileira por cima da anterior, dessa vez com o plástico entre eles para não grudarem entre si.

Quando terminar, é só botar no congelador. Você terá tomates maduros, mas frescos, por mais tempo e eles estarão prontos para usar em receitas. Por ter uma mudança na textura, ele não fica muito legal em saladas depois de descongelado. O melhor é usar em preparos mais processados, como o molho de tomate e o suco de tomate natural.

Como congelar molho de tomate caseiro já pronto?

Outro truque que você pode usar para aproveitar o fruto é congelar o molho de tomate pronto. Essa dica vale tanto para quando você fez molho demais e quer aproveitar em outro dia quanto para quando comprou muito tomate e aproveitou para já fazer o molho e guardar. Enquanto a dica anterior é mais prática por só precisar cortar e embrulhar, essa técnica é boa para quando você quer adiantar e já deixar pronto para um macarrão com molho de tomate ou uma massa de pizza.

E não é só botar em um pote e congelar, não! Aqui no TudoGostoso temos truques ainda mais práticos. Use uma forma de gelo ou de silicone e despeje o molho em cada espaço. Leve para o congelador por 24 horas e, depois de endurecer, pode separar os cubos e guardá-los em um saco ou pote. Assim você tem porções prontas e não precisa descongelar o molho inteiro só para usar uma parte.

Veja mais:
Pare de estragar o molho de tomate com esses truques de como guardá-lo do jeito certo
Qual o tomate certo para salada e para molho? Aprenda de uma vez por todas e garanta pratos maravilhosos
Comer a semente do tomate faz mal? Confira no TudoGostoso

Temas relacionados