Os grandes cozinheiros e chefs de cozinha têm alguns segredos e técnicas capazes de deixar os pratos deliciosos nos restaurantes. E, entre esses segredos, normalmente está o uso de temperos próprios - e não de industrializados.
Se você já pensou como temperar suas comidas de forma diferente, incluindo carnes, sopas e frango, esse tempero versátil e fácil de fazer que separamos é perfeito! O melhor de tudo é que você pode guardar para usar quando quiser (e não precisar apelar para temperos prontos).
Continue lendo que vamos mostrar como fazer esse tempero perfeito para vários usos!
Tempero caseiro fácil e saboroso
Um tempero caseiro completo pode transformar sua experiência na cozinha, economizando tempo e esforço. Nessa dica que separamos, você vai usar ingredientes simples, mas perfeitos para darem mais sabor aos seus pratos!
Olha só quais ingredientes vamos usar:
Ingredientes
- 2 cabeças de alho
- 1 cebola grande
- 2 talos de salsão ou aipo ou alho-poró
- 1 pimenta dedo de moça
- ½ maço cebolinha
- ½ maço de salsinha
- Azeite
- Sal
Modo de fazer
Esse tempero caseiro é bem fácil de fazer e você terá à mão uma opção versátil e saborosa para suas receitas sempre que precisar! Veja o passo a passo de como fazer:
- Comece colocando os dentes de alho de molho em água morna por cerca de 30 minutos. Se estiver com pressa, a água quente por 3 a 5 minutos ou 30 segundos no micro-ondas também funcionam
- Após o molho, corte a ponta do alho e puxe a casca. A casca sairá facilmente, e você evitará o uso de facas
- Seque o alho com papel toalha para evitar a entrada de água no tempero, o que poderia encurtar sua durabilidade
- Coloque o alho no processador ou liquidificador, batendo até que fique picado, mas não em pasta
- Então, adicione a cebola descascada e picada, a pimenta, os talos de salsão, a cebolinha e a salsinha
- Processe até que os ingredientes estejam bem misturados, mas ainda em pedaços. O objetivo é criar uma mistura homogênea
- Adicione uma colher de sopa de sal e algumas colheres de azeite e misture. O sal não apenas adiciona sabor, mas também ajuda na conservação do tempero
Depois de processar bem, está pronto seu tempero caseiro! Para garantir que ele dure, use potes de vidro ou plásticos herméticos para armazenar. Potes de vidro são mais recomendados, pois não retêm odores.
Após colocar o tempero no pote, cubra com azeite ou óleo até que fique selado. Isso evita a oxidação e prolonga a durabilidade. Feito isso, seu tempo dura até dois meses na geladeira e pode ser usado nos mais diferentes pratos. Demais, né?
SOS dos temperos: o que todo cozinheiro iniciante deve ter em casa
Não é só misturar um monte de pó: aprenda a temperar como um chef e mude o sabor dos seus pratos