Todo mundo sabe que os ultraprocessados fazem mal ou, então, que açúcar e gordura em excesso são prejudiciais à saúde. Mas você já parou para pensar no efeito que as embalagens e outros itens em contato alimentos podem ter em nossa saúde?
Um estudo recente, publicado no Journal of Exposure & Environmental Epidemiology, acendeu um alerta entre especialistas ao descobrir mais de 3.000 substâncias tóxicas em amostras humanas, como sangue, urina e leite materno, provenientes de embalagens de alimentos. Saiba mais dessa história no TudoGostoso.
Socorro: mais de 3.000 substâncias tóxicas no corpo humano?
As embalagens e diversos itens em contato com nossos alimentos contêm uma variedade grande de produtos químicos em sua composição. Bisfenóis, substâncias perfluoroalquílicas e poliflioroalquílicas (PFAS), ftalos, metais e compostos orgânicos voláteis, em particular, foram encontrados em grandes quantidades. No total, foram encontradas 3.601 substâncias.
Segundo o Food Packaging Forum, uma fundação sem fins lucrativos que reuni e divulga informações sobre esse tema, “Muitos destes produtos químicos têm propriedades perigosas preocupantes e têm sido associados a danos à saúde humana”.
Inclusive, existem substâncias que sequer são monitoradas! Ou seja, sabemos muito pouco sobre sua presença e destino em nossos corpos. Para os responsáveis pelo estudo, isso indica a existência de lacunas importantes nos dados de biomonitoramento e toxicidade de alimentos.
Jane Muncke, uma das autoras, informou que gostaria que as descobertas do estudo fossem utilizadas para “melhorar a segurança dos materiais em contacto com os alimentos, tanto em termos de regulamentação como de desenvolvimento de alternativas mais seguras”.
Veja mais!
Alerta: Cientistas descobriram que essa gordura muito usada na dieta dos brasileiros pode nos deixar doentes
Por que cientistas chineses indicam ferver água da torneira?