
Saiba quais são os efeitos da combinação da cafeína com o álcool no organismo (Créditos: Shutterstock)
Misturar bebida alcoólica com energéticos é comum, mas já revelamos, no blog do TudoGostoso, que a prática, que pode trazer sérios riscos à saúde, deve ser evitada, segundo cientistas da Universidade de Harvard. Por outro lado, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, misturar bebidas alcoólicas entre si não faz mal. Mas você sabe o que acontece quando você mistura álcool e cafeína em uma festa? Um médico explicou como a combinação dessas duas substâncias agem no seu corpo. Saiba mais sobre essa história aqui.
O que acontece quando você mistura álcool e cafeína?
Combinar bebidas com quantidades elevadas de cafeína e álcool é uma forma que jovens adultos encontraram de ficarem acordados por mais tempo em festas, por exemplo. Outras pessoas acreditam que ingerir café depois de beber álcool ajuda a ficar sóbrio mais rápido, mas isso não é verdade.
O que estudos sobre o assunto mostram é que a cafeína mascara os efeitos do álcool no organismo. Isso significa que você pode acabar bebendo mais do que o normal ou, ainda, não percebendo como o álcool está impactando seu julgamento e percepção da realidade.
A combinação dessas duas substâncias também pode causar arritmia, aumentar a pressão arterial e resultar em complicações cardiovasculares, como parada cardíaca, além de afetar a qualidade de sono. Então, quem sofre com insônia ou, pior, possui problemas de coração, deve evitá-la a todo custo.
Veja mais!
Por que as pessoas estão tomando café junto com whey? Nutricionista explica no detalhe os benefícios ao corpo dessa combinação
Afinal, chá é melhor do que café? Entenda se uma bebida é mais saudável do que a outra