Quantas vezes você já não foi tirar mel do potinho e ele ficou todo grudado na colher? Isso acontece porque o ingrediente é naturalmente pegajoso por causa do seu baixo teor de água, o que confere aquela textura viscosa que todos conhecemos.
Além de ser um incômodo na hora de usar o ingrediente na cozinha, isso ainda pode gerar desperdícios - e não queremos isso, não é? Mas qual é a solução? Vamos entender como tirar o mel sem grudar nadinha!
Como tirar mel sem grudar?
Como o mel é viscoso e tende a grudar nas superfícies, uma estratégia simples para evitar que isso aconteça ao retirá-lo do pote é besuntar a colher com algum tipo de gordura, o que evita que ele grude todo.
Um exemplo é colocar algumas gotinhas de azeite na colher e espalhar bem antes de retirar o mel. Isso fará com que ele perca sua aderência na superfície, já que a gordura criará uma camada de proteção com relação ao talher.
Além do azeite, outro tipo de gordura pode ser usado, mas a vantagem do azeite é que ele tem um sabor mais neutro, diferente de uma manteiga, por exemplo. Outra opção é usar óleo de coco, que também cumpre a mesma função de evitar o “grude”.
Quais os benefícios do mel?
O mel é um subproduto do néctar das flores obtido pelo trabalho das abelhas, que coletam e transformam dentro da colmeia através de processos enzimáticos. Além de ser uma alternativa mais natural ao açúcar refinado, ele tem mais benefícios para a saúde.
Já é sabido que o mel tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, que ajudam a combater infecções e a reduzir inflamações, além de ser um potente antioxidante, auxiliando na proteção das células contra os danos causados pelos radicais livres.
O mel ainda é ótimo para ajudar com alguns sintomas de gripes e resfriados, sendo um aliado no alívio de problemas respiratórios, ajudando a lidar com tosse e dor de garganta devido à sua ação suavizante e antimicrobiana.
Esse adoçante natural ainda conta com propriedades probióticas, sendo um grande aliado da saúde do intestino ao fortalecer a flora intestinal e estimular a produção de novas bactérias benéficas para o organismo. Esses micro-organismos reforçam a imunidade, regulam o metabolismo e melhoram a absorção dos nutrientes.
A melhor sobremesa pra esse domingo: pavê folhado de creme com abacaxi caramelizado; você vai babar só de olhar a receita
Macarrão cozido diretamente no molho; veja como preparar o delicioso espaguete à assassina que é sucesso na internet