
Essas dicas são perfeitas para quem vai cozinhar para mais pessoas (Crédito: Reprodução/@cozinhecomigo no Instagram)
Muitas vezes queremos fazer um prato rápido para o almoço ou jantar, mas não queremos exagerar na dose e nem deixar sobrar (nem sempre é fácil saber a medida correta). Porém, com as dicas de uma chef, fica muito mais fácil!
Sabe quando você quer fazer um pouco de macarrão ou arroz para servir poucas pessoas, mas não sabe fazer a medida correta? Vem ver a dica que separamos da especialista!
Truque para acertar nas medidas!
“Não é uma ciência exata, mas eu quero te ensinar o que aprendi nos restaurantes que já trabalhei”, falou a chef no seu Instagram. “Claro que cada pessoa consome uma quantidade diferente, mas padrões são ótimos pra seguir quando vamos cozinhar pra mais pessoas do que estamos acostumados”.
Ela separou a dica para ingredientes que são a base da maioria das refeições: macarrão, arroz e risoto.
Macarrão
Para um macarrão tipo espaguete, a dica é simples: a porção padrão para uma pessoa é o que cabe na sua mão, no “círculo” entre o polegar e o indicador. Para outros tipos de massa, como o parafuso, use uma xícara de chá para medir a porção padrão.
Arroz
Para porcionar uma porção padrão de arroz, use uma xícara menor que a de chá, ou seja, a xícara de café de 100 ml. “Ela é perfeita para porcionar o arroz”, diz a chef. Assim, se você for fazer arroz para 10 pessoas, use 10 xícaras dessa de arroz.
Risoto
A mesma dica do arroz vale para o risoto: use uma xícara de café de 100 ml para porcionar uma quantidade individual de risoto. Mas atenção, se não tiver nenhum outro acompanhamento, pode aumentar um pouco a quantidade. Agora, se você for fazer risoto com carne ou camarão, por exemplo, pode seguir essa medida!
Avalie o resto da refeição
Segundo a chef, essas são as medidas consideradas “padrão” para medir uma porção individual de cada um dos ingredientes. Mas você pode levar outros fatores em consideração na hora da medição.
Por exemplo, o acompanhamento: se você for fazer alguma carne junto, um frango ou um peixe, além de outras “misturas”, talvez possa reduzir um pouco as quantidades desses ingredientes acima para evitar desperdícios.
Além disso, leve em conta também o tipo de molho que irá usar. Para um preparo tipo carbonara, por exemplo, pode ser indicado usar um pouco menos de macarrão do que para um preparo tipo molho ao sugo, por exemplo.
Fim do mistério! Conheça o truque de chef para o arroz branco nunca mais ficar empapado
Torne-se um grande cozinheiro de massas com essas 5 dicas do TudoGostoso e faça pratos com qualidade de restaurante em casa