• Entrar
  • Cadastrar
Torne-se um grande cozinheiro de massas com essas 5 dicas do TudoGostoso e faça pratos com qualidade de restaurante em casa

Para cozinhar a massa perfeita, é importante seguir algumas regrinhas básicas. Veja a seguir os 5 passos que todos os chefs usam para deixar seus pratos ainda mais saborosos e no ponto ideal. 

Torne-se um grande cozinheiro de massas com essas 5 dicas do TudoGostoso e faça pratos com qualidade de restaurante em casa

Confira as 5 regras básicas para cozinhar a massa perfeita. (créditos: Shutterstock)

As massas são conhecidas por serem muito fáceis de preparar. De fato, o passo a passo é bem simples mesmo. Basta ferver a água, adicionar sal e deixar a massa cozinhar. Mas existem alguns pequenos detalhes que fazem toda a diferença no resultado final. Inclusive, essas regrinhas são utilizadas pela maioria dos chefs de cozinha na hora de preparar seus pratos.

Por isso, se você quer cozinhar uma massa perfeita igual à dos restaurantes italianos, nós separamos 5 dicas de chef para te ajudar nessa missão. Confira!

Atenção a quantidade certa de água e sal

Um dos maiores erros ao cozinhar macarrão é calcular a água no olhômetro. Para a massa perfeita, é importante seguir uma fórmula: para cada 100 gramas de massa, 1 litro de água e 10 gramas de sal. Durante a cocção, o macarrão precisa se hidratar bem e a água deve ser em quantidade suficiente para que a ebulição não pare durante o cozimento.

Outro detalhe importante é no momento de colocar o sal. O ingrediente deve ser acrescentado apenas quando a água levantar fervura. Por isso, assim que perceber as primeiras bolinhas na água, coloque o sal.

Cuidado ao jogar a massa na panela

Dê preferência a panelas grandes e de inox para preparar o macarrão. Na hora de jogar a massa, certifique-se que o sal já derreteu completamente na água e, então, coloque tudo de uma só vez. Para formatos longos como espaguete, jogue eles na panela como no jogo de varetas. Com o tempo, a massa vai amolecer e descer para baixo naturalmente. Depois, é só empurrar para dentro da panela as partes que ficaram de fora.

Não é preciso mexer direto e nem tampar a panela. Use um garfo ou espátula para mexer de vez em quando para evitar que o macarrão grude. Outro detalhe importante: não use nenhuma gordura na água, como azeite ou óleo. Não tem nenhuma utilidade e ainda deixa a massa pegajosa.

Nunca passe a água na água corrente após o cozimento

Lavar a massa na água corrente após o cozimento é uma prática comum, mas está totalmente errada. O choque térmico retira o amido e deixa o macarrão grudento, ou seja, mais atrapalha do que ajuda. Para não deixar a massa grudenta, o ideal é acrescentar o molho logo após escorrer. Se o molho ainda não estiver pronto, acrescente um fio de azeite para evitar que grude.

Nunca passe do tempo de cozimento indicado na embalagem

O ponto ideal do macarrão é al dente, ou seja, cozido por fora com o miolo um pouco firme. Para isso, respeite o tempo de cozimento indicado na embalagem. Você também retirar a massa um minuto antes e terminar a cocção direto no molho adicionando um pouco da água de cozimento. Porém, nunca deixe a massa no fogo mais tempo que o recomendado, pois isso pode deixá-la sem textura.

Não descarte a água do cozimento

A água de cozimento é rica em amido. Por isso, nunca descarte completamente. Pegue uma concha e coloque na panela do molho. Esse truque ajuda a dar mais cremosidade e sabor ao prato. Inclusive, esse truque também faz com que a massa incorpore melhor o molho.

Veja também:

Clássicos da culinária italiana: aprenda como fazer macarrão Cacio e Pepe, Alfredo e carbonara como um Masterchef!
Fácil, rápido e muito delicioso para o almoço de domingo: macarrão cremoso com isca de frango (ou carne!) simples de fazer e delicioso

Temas relacionados