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Quando posso devolver o vinho no restaurante após prová-lo? Expert em etiqueta tem a resposta
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Saiba quais são os procedimentos que devem ser cumpridos para solicitar a troca do vinho no restaurante após a degustação

Quando posso devolver o vinho no restaurante após prová-lo? Expert em etiqueta tem a resposta

Especialista explica quando o vinho pode ser trocado depois de aberto no restaurante (Foto: Shutterstock)

Muitas pessoas têm dúvidas sobre quando é possível devolver um vinho em um restaurante depois de aberto. Normalmente, você escolhe o rótulo de vinho, a garrafa é aberta, você experimenta e o garçom aguarda até que você confirme se está bom para que ele possa continuar servindo.

E o que fazer se não agradar ao seu paladar? Será que existe um procedimento adequado para não criar um mal-estar? A resposta é sim.

Você pode devolver o vinho ao sommelier, mas existem critérios específicos que devem ser considerados, conforme explica a expert em etiqueta Claudia Matarazzo (@claumatarazzo). Descubra em quais ocasiões é liberado devolver a garrafa ou taça de vinho.

Quando devolver o vinho no restaurante depois de aberto

De acordo com a especialista, é importante destacar que não se trata de uma simples questão de gosto pessoal. Se o vinho estiver em perfeito estado, a devolução não será aceita.

Portanto, o cliente precisa estar atento a sinais claros de defeito, como oxidação ou se a bebida está avinagrada, podendo comprometer a experiência de degustação.

Devolver um vinho apenas porque "não era o que eu esperava", não é aceitável. Para que a devolução seja considerada, o vinho deve apresentar falhas perceptíveis que indiquem que não está adequado para consumo.

"O vinho precisa estar ruim, ou passado, ou avinagrado, ou com algum problema. E isso você pode detectar quando dá o primeiro e segundo gole. Mas dizer 'não gostei', não vai resolver", afirma ela.

Por isso é importante saber degustar o vinho

Ao degustar o vinho, o cliente deve estar atento ao sabor e à textura, reconhecendo se algo está errado. Um vinho passado, por exemplo, pode ser identificado por uma sensação desagradável na boca, algo que se torna evidente após alguns goles.

É fundamental que o cliente compreenda que a responsabilidade do sommelier vai além de trocar a garrafa por uma que agrade mais ao paladar. Se o vinho apresentado está em condições adequadas, não é o gosto pessoal que justifica uma troca.

Caso o cliente tenha pedido uma taça de vinho e, por algum motivo, não esteja satisfeito, o sommelier até pode considerar a possibilidade de troca. No entanto, isso não é regra: "Ele até pode ser muito gentil e trocar, mas também não é o caso."

Gosto pessoal não justifica o pedido de troca do vinho

A devolução de um vinho deve ser pautada por critérios objetivos relacionados à sua qualidade, e não apenas por preferências individuais. Saber apreciar um vinho é também saber identificar suas qualidades e defeitos.

"A etiqueta nos ensina que respeitar a qualidade do serviço e do produto é fundamental. Elegância também é saber apreciar com discernimento."

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