A preocupação com a higienização da cozinha se tornou ainda maior durante e depois da pandemia, e muitas pessoas ainda procuram evitar a contaminação e proliferação tomando bastante cuidado na hora de armazenar os alimentos e itens de cozinha. Contudo, existem algumas partes desse cômodo que ninguém deve pensar que pode ser uma forte fonte de contaminação. Um estudo da Universidade de Rutgers, localizada nos Estados Unidos, apontou que potes de tempero são muito mais sujo do que tábuas de corte e latas de lixo! Entenda melhor a seguir e veja como usá-los da maneira certa para evitar isso.
Entenda o estudo que mostra que pote de tempero é mais sujo do que tampa de lixo
O que é contaminação cruzada?
Antes de explicarmos melhor sobre o estudo, precisamos explicar o que é contaminação cruzada, um termo muito usado no ramo de fiscalização alimentícia. A contaminação cruzada acontece quando os micro-organismos de um determinado objeto é transferido para outro diretamente por ação humana.
Para explicar melhor: sabe quando você vai manusear uma carne crua? Caso ela esteja contaminada, a faca e a tábua de corte que você utilizar muito provavelmente também ficarão contaminados por conta do contato direto com ela, assim como outros lugares próximos. E é por isso que precisamos ter cuidados.
Pote de tempero é o objeto mais contaminado da cozinha
Segundo o estudo feito por pesquisadores da Universidade de Rutgers, os potes de tempero são o objeto mais contaminado da cozinha, podendo ser responsável por grande parte da contaminação dentro deste ambiente. O estudo analisou o comportamento de 317 indivíduos cozinhando uma mesma receita idêntica de hambúrguer de peru.
A carne crua foi contaminada propositalmente pelos pesquisadores com uma bactéria inofensiva aos humanos, a fim de determinar o nível de contaminação cruzada por entre diversas superfícies da cozinha durante o processo de preparação das receitas. Nenhum dos participantes do estudo sabiam dessa contaminação, para que o resultado fosse o mais próxima da realidade possível. Depois do preparo, os pesquisadores colheram amostras de todas as superfícies da cozinha como porta da geladeira, pias, torneiras etc.
Ao final da pesquisa, o estudo concluiu que os potes de temperos foram os que mais sofreram contaminação cruzada, apresentando uma contaminação de 45% das amostras. Eles ainda ficaram na frente de utensílios como a tábua de corte e a lata do lixo. Já imaginou?
Os potes de tempero podem ser um perigo para a sua saúde!
Como evitar a contaminação cruzada durante o preparo das refeições?
É claro que existe algumas maneiras de evitar a contaminação cruzada na cozinha, e é possível que você já tenha o costume de utilizar algumas das técnicas que iremos ensinar.
A primeira dica é sempre higienizar toda a sua bancada da cozinha e itens que você utilizou para preparar a carne crua. O ideal é usar água sanitária e suco de limão ou vinagre para isso. Também é importante diminuir o número de itens que você tem na sua bancada. Por exemplo, caso você tenha um escorredor, antes de cozinhar, guarde toda sua louça e retire o escorredor da pia, para evitar a contaminação.
Outra maneira de diminuir a contaminação é fazer um mise en place básico dos temperos que você irá usar na sua carne crua, como pimenta-do-reino, sal, páprica e por aí vai. Em vez de mexer nos potes de tempero durante o processo, separe em pequenos potinhos ou colherinhas que você conseguirá higienizar depois com mais facilidade.
Por último, sempre lave bem as mãos antes e depois de manusear carnes cruas, mesmo que você continue cozinhando depois. A contaminação cruzada também
O ideal é colocar os temperos separados antes de começar a mexer com a carne crua, como na imagem, porém em poucas quantidades