Pode usar saco de papel para guardar o pão ou ele fica duro mais rápido? Se você é do tipo que não resiste a uma casquinha crocante e muitas vezes compra ele ainda morno, recém-saído do forno, é bom saber o que acontece durante o processo para entender qual é a forma correta de armazenar.
A bioquímica Laura Marise (@nuncavi1cientista) explica o que altera na composição dependendo da forma como é armazenado e ensina a melhor forma de guardar o pão para conservar as características por mais tempo.
Saiba como o amido influencia no frescor do pão
Muita gente tem o hábito de guardar o pão comprado na padaria no saco de papel dentro de um saco plástico. Mas será que essa é a melhor maneira de armazená-lo para manter o frescor por mais tempo? Veja as explicações da bioquímica e entenda qual é o jeito mais indicado para preservar o produto na sua casa.
"Quando o amido da farinha é misturado com água e aquecido no forno, as moléculas dele interagem menos umas com as outras e mais com a água. E isso faz uma rede prendendo a água, que a gente vê como um gel. Isso é a gelatinização do amido e é o que deixa o pão fofinho", explica.
Mas conforme a temperatura diminui, as moléculas de amido se reaproximam e se ligam de novo umas às outras, espremendo a água pra fora dessa rede. Esse processo é a retrogradação ou recristalização do amido, responsável por afetar a textura do pão e deixando-o mais duro.
Como armazenar o pão: no saco de papel ou no saco plástico?
Ao guardar o pão no saco de papel, que é poroso, a água que vai se soltar do amido, vai passar para o papel, explica a bioquímica: "Pode ver que o papel fica até úmido, e o pão vai ficar duro muito rápido."
E se guardar o pão apenas no saco de plástico, que é impermeável, toda a água que sair do amido vai ficar dentro do saco. "E vai se acumular no superfície do pão, ficando murcho", acrescenta.
Por isso, armazenar o pão no saco de papel e dentro do saco de plástico pode ser uma boa estratégia: "A gente limita a perda de água do pão ao mesmo tempo que não deixa ela se acumular na superfície. É o melhor dos mundos para manter o pão mais fresco em temperatura ambiente por alguns dias."
E qual é a forma correta de congelar e descongelar o pão
Para conservar por mais tempo, o ideal é congelar o pão. Se ele for grande, a melhor opção é congelar fatiado. "O congelamento interrompe a retrogradação do amido. Mas cuidado, porque a geladeira acelera essa reação. Pode ver que o saco de pão fica todo úmido quando você deixa ele na geladeira."
Segundo ela, essa umidade não tem a ver com a umidade absorvida da geladeira, mas, sim, do próprio pão. "E pra garantir um pão fresquinho, independente de como você armazenou, borrifa a água e dá uma aquecida", aconselha.
E neste caso pode ser na torradeira, na frigideira, no forno, na airfryer ou no microondas. "A retrogradação do amido é reversível. E borrifar a água e aquecendo, vai deixar o pão fofinho de novo", ensina.
Essas explicações não valem para o pão de forma, acrescenta a especialista, porque ele tem aditivos que desaceleram a retrogradação do amido, além de conservantes, que vão fazer o pão ficar fresco por mais tempo.
Veja mais!
Como armazenar o pão para evitar o mofo e mantê-lo fresco por até mais 7 dias: descubra o jeito certo (a maioria faz errado!)
Nunca deixe o pão de forma em cima da geladeira! Entenda o motivo e descubra jeito certo de guardar