• Entrar
  • Cadastrar
Poder da azeitona na memória vai te surpreender: descubra benefícios dessa fruta queridinha dos brasileiros
JoannaPor  Joanna  | Redatora

Quem a vê assumindo o papel de chef nas viagens com os amigos não imagina que a Joanna descobriu o seu talento com as panelas reproduzindo receitas do Instagram e TikTok. Tornou-se expert em receitas na prática e, agora, também é a grande responsável pelas sobremesas nos almoços em família

A azeitona é um alimento rico em ômega-3 e antioxidantes, compostos que auxiliam em diversas funções cognitivas relacionadas a memória e aprendizado. 

Poder da azeitona na memória vai te surpreender: descubra benefícios dessa fruta queridinha dos brasileiros

A azeitona promove uma série de benefícios para a saúde cerebral. (créditos: Shutterstock)

A azeitona é um ingrediente conhecido por trazer um sabor a mais às receitas. Elas podem ser utilizadas no preparo de patês, pizzas, molhos, saladas, recheios e até mesmo drinks, como o tradicional martíni. O alimento também pode ser servido sozinho como aperitivo para entradas e lanches.

Além de ser uma delícia, as azeitonas também oferecem diversos benefícios à saúde, inclusive para as funções cognitivas. Rica em antioxidantes e ácidos graxos, elas são fontes de nutrientes que contribuem para o desenvolvimento e manutenção das células cerebrais. Por isso, pesquisas sugerem que o consumo de azeitonas faz bem para a memória e ainda atua na prevenção do Alzheimer e de outras doenças relacionadas ao declínio cognitivo.

Veja a seguir os benefícios da azeitona para o cérebro e maneiras de incluir o alimento na sua dieta.

Consumo regular de azeitonas melhora a memória e cognição

As azeitonas são ricas em ômega-3, um ácido graxo conhecido por seus impactos positivos na função cerebral. O componente estimula o crescimento e regeneração de novas células cerebrais e ajuda os neurônios a se adaptarem a novos estímulos, melhorando a nossa capacidade de memória, raciocínio e aprendizagem. Além disso, o DHA, um dos ácidos do ômega-3 presente nas azeitonas, está relacionado com o aumento da plasticidade cerebral, capacidade do cérebro de se adaptar de acordo com o ambiente e novas experiências. Todos esses fatores têm impactos muito positivos no processo de armazenamento de informações novas e antigas.

Por isso, o consumo de fontes de ômega-3 é tão importante para a saúde cerebral. Eles não apenas ajudam na memória, mas também atuam na prevenção de doenças como a demência, o Alzheimer e a depressão. As azeitonas ainda contêm antioxidantes, como polifenóis e vitamina E, que combatem o estresse oxidativo no corpo. Esse processo está associado ao envelhecimento precoce e pode causar uma série de condições neurodegenerativas, inclusive.

Como incluir as azeitonas na dieta

As azeitonas são muito versáteis e podem ser consumidas de diversas maneiras. Você pode comê-las sozinhas como aperitivo ou adicioná-las em preparações em saladas, molhos e pratos principais. O ingrediente também é perfeito para servir na tábua de frios ou rechear tortas, massas, sanduíches e outras receitas salgadas, como na cobertura de pizzas e nas deliciosas empadinhas.

As azeitonas podem ser consumidas diariamente sem nenhum problema. Contudo, fique atento à quantidade ingerida. Apesar de ser um alimento saudável, as azeitonas possuem um alto teor de sódio. Portanto, pessoas hipertensas ou com tendência a pressão alta devem consumir de 2 a 3 unidades por dia. Para os que não sofrem desse problema, uma porção de 7 a 10 azeitonas é uma boa quantidade.

Também é preciso prestar atenção às calorias da azeitona. Mesmo sendo pequenas, elas são relativamente calóricas devido ao teor de gordura monoinsaturada. Sendo assim, consuma com moderação.

Veja também:

Comer esses alimentos afeta a memória (e o cérebro!), diz importante estudo sobre alimentação
Gorduras boas: saiba quais consumir e conheça seus benefícios

Temas relacionados