• Entrar
  • Cadastrar
Petisco vegano é fit, crocante, feito no micro-ondas e a receita ainda é fácil!
Dá para comer fora de hora sem deixar de ser saudável com um petisco vegano muito prático

Falar de petisco não precisa ser só sobre quitutes gordurosos com massas pesadas. Existem receitas de petiscos vegetarianos que substituem a carne por legumes, como o torresmo de berinjela, mas ainda tem aqueles aperitivos ainda mais simples e saudáveis que conseguem se encaixar em qualquer ocasião. Perfeito para servir na entrada de uma festa ou para comer como lanche fora de hora, aprenda como fazer um petisco de abobrinha que é vegano, fit, prático e saboroso. Confira o passo a passo no TudoGostoso!

Petisco vegano é fit, crocante, feito no micro-ondas e a receita é muito fácil

tigela com abobrinha desidratada O petisco de abobrinha é a escolha certa para comer a qualquer hora e continuar saudável

O que é o petisco vegano fit?

O petisco vegano que você vai conhecer agora é um lanche de abobrinha desidratada no micro-ondas. Por ser cortada em fatias bem finas, a abobrinha fica igual a uma batata chips, só que ainda mais saudável. Ao todo são apenas 3 ingredientes: abobrinha, sal e azeite. Como a abobrinha tem bastante água, você precisa de um procedimento diferente para deixá-la sequinha antes de aquecer. Só assim ela ficará crocante e irresistível sem precisar fritar por imersão.

Como fazer a abobrinha desidratada no micro-ondas?

Para fazer o petisco vegano e fit de abobrinha, pegue uma abobrinha e fatie em círculos bem finos que quase dá para ver através de tão transparentes. Se você tiver um fatiador de legumes regulável é melhor porque assim as chips ficam uniformes, mas pode usar a faca também. Coloque as fatias em um recipiente com um pouco de sal espalhada por todas elas.

Deixe descansar por cerca de 10 a 15 minutinhos. Esse tempo é importante para a abobrinha liberar a água do interior. Em seguida, passe as fatias para um papel toalha e remova a umidade dos dois lados.

Com um pincel, espalhe o azeite em todas as fatias e bote-as lado a lado em um prato ou travessa que possa ir ao micro-ondas. Esse passo é muito importante porque é o azeite que impede as fatias de grudarem na superfície e que deixa elas crocantes. Coloque no micro-ondas por 1 a 2 minutos, o que for necessário para torrar a abobrinha. Você também pode preparar chips de abobrinha no forno, mas o processo é bem mais demorado.

Espere esfriar um pouco antes de tirar para garantir que estejam soltinhas e que não vão quebrar. Sirva puro ou temperado. Pimenta-do-reino fica uma delícia, assim como comer acompanhado de um molho. Além de comer como petisco, é uma maneira interessante de incluir abobrinha na salada.

chips de abobrinha em uma tigela Tem várias maneiras de apreciar esta abobrinha desidratada

Pode fazer o petisco com outros legumes?

Sim! A receita de petisco vegano de legumes desidratado funciona com outros ingredientes. Não é surpresa que é uma ótima forma de fazer uma batata chips de micro-ondas ainda mais saudável com azeite no lugar do óleo. As chips de batata-doce de micro-ondas é outro petisco incrível para você testar.

A beterraba é outro ingrediente ótimo para essa receita: as chips ficam roxas e com um sabor único . Por outro lado, fazer chips de berinjela no micro-ondas é mais difícil porque não fica tão crocante. Se quiser tentar a receita mesmo assim, use apenas a parte externa da casca do legume.

Mais receitas de petisco vegano para experimentar

Peixe frito vegano

Calma, o peixe frito vegano na verdade não tem nenhum animal. Ele é feito com uma folha chamada de “peixinho da horta” por causa do seu gosto que lembra o peixe.

o que são pancs plantas alimentícias não convencionais O peixinho-da-horta empanado lembra o gosto de um peixe frito mesmo sendo vegano

Antepasto de berinjela

O antepasto de berinjela é um aperitivo tradicional de eventos e que ainda é vegano, saudável e muito saboroso por causa de todos os seus temperos.

Mandioca frita

Assim como a batata frita, a mandioca frita é vegana, só não é muito saudável por ser feita em imersão, mas pode fazer no forno ou na airfryer se preferir.

Amendoim torrado

O amendoim sempre foi um ótimo petisco para a fome fora de hora ou para acompanhar uma cerveja. Torrado e temperado fica melhor ainda. Em vez de usar o forno, você pode torrar o amendoim no airfryer.

Pão de queijo vegano

O pão de queijo vegano é popularmente chamado de “pão de beijo” já que ele não leva nenhum tipo de queijo. O que substitui o laticínio é a batata, mas a receita ainda tem polvilho para poder lembrar o lanche original.

Veja mais:

Faça batata chips crocante e sequinha com esse truque fácil e surpreendente

Lanches vegetarianos: veja 12 ideias supercriativas

Temas relacionados