• Entrar
  • Cadastrar
Pão Ezequiel: faça em casa esse alimento natural, de textura fofa e cheio de benefícios

Pouco conhecido no Brasil, o pão Ezequiel é uma opção saudável e saboroso para incluir na dieta

Pão Ezequiel: faça em casa esse alimento natural, de textura fofa e cheio de benefícios

O pão Ezequiel é uma fonte excelente de proteínas (Foto: Reprodução Youtube/Naturalmente Frugal)

Os pães são uma parte importante na alimentação de muitas pessoas: disponíveis em diferentes tamanhos, ingredientes - com ou sem glúten - e modos de preparo, esses alimentos também são alvo de diferentes pesquisas para saber mais sobre sua composição. E você sabia que um dos pães mais ricos em benefícios tem um nome inspirado na Bíblia?

Este pão tem como referência a passagem bíblica de Ezequiel 4:9, que instrui a utilização de trigo, cevada, favas, lentilhas, milho e aveia para fazer pão. Trata-se de um pão preparado a partir de grãos germinados, proporcionando níveis consideravelmente mais altos de proteínas, aminoácidos essenciais, fibras, além de vitaminas e minerais cruciais em comparação com outras variedades de pão.

O Pão Ezequiel é saudável?

A principal diferença do Pão Ezequiel em relação a outras variedades está no processo de obtenção e nos ingredientes utilizados. O pão de grãos germinados representa uma opção saudável em comparação com a farinha branca ou o pão integral de farinha de grãos.

Esse pão tem ganhado popularidade entre aqueles que buscam uma dieta mais saudável, especialmente para quem tem sensibilidade ao trigo ou ao glúten. Contudo, indivíduos com doenças que afetam o sistema digestivo, como doença de Crohn, colite ulcerosa, ou completa intolerância ao glúten, devem evitá-lo.

O Pão Ezequiel contém glúten?

Embora o Pão Ezequiel não seja isento de glúten, durante o processo de germinação, o glúten passa por uma transformação que o torna mais facilmente digerível. Por isso, indivíduos com intolerância grave ao glúten, como na doença celíaca, devem evitar esse tipo de pão. No entanto, aqueles com intolerância leve ao glúten podem considerar a inclusão do Pão Ezequiel em sua dieta, mas é aconselhável consultar primeiro um médico.

Quais são os benefícios do pão Ezequiel?

Rico em proteínas: O pão Ezequiel traz uma quantidade superior de proteínas em comparação com o pão branco feito com farinha refinada. São cerca de 4,8g de proteínas por fatia. Esta vantagem torna este tipo de pão particularmente vantajoso para vegetarianos e veganos, pois estudos indicam que as proteínas presentes nele abrangem os 9 aminoácidos essenciais necessários para o corpo humano.

Pouco calórico: Além disso, uma fatia de pão Ezequiel contém em média 80 calorias, 0,5g de gorduras totais e nenhum teor de gorduras saturadas ou trans. Tal composição nutricional faz do pão Ezequiel uma escolha ideal para aqueles que buscam uma perda de peso saudável.

Baixo índice glicêmico: essa versão de pão não contém açúcares simples, mas sim carboidratos complexos de absorção lenta, capazes de evitar picos de insulina, o que também o torna uma alternativa indicada para aqueles que sofrem de diabetes tipo 2.

Sua composição nutritiva faz dele não apenas uma escolha deliciosa, mas também uma contribuição positiva para a promoção do bem-estar na dieta. Você já conhecia esse pão e todas as vantagens dele para a saúde?

Veja mais:

- Misto quente saudável com pão de abobrinha: receita simples e só tem 200 calorias;

- Pagar R$750 para comer pão? Restaurante estrelado está cobrando essa fortuna; entenda!

Temas relacionados