• Entrar
  • Cadastrar
O que pode substituir a forminha de empada?

Veja como você pode fazer empadas deliciosas em casa mesmo sem ter a forminha própria

Aprenda truques para substituir forma da empada com utensílios caseiros (Créditos: Shutterstock)

Empada, empadinha, empadão… Não importa o tamanho, essa receita com massa que desmancha na boca e recheio cremoso é uma delícia para um lanchinho ou uma festa. As receitas de empada são mais simples do que parecem e você pode até assar empadinha na airfryer. Mas não adianta ter a melhor massa para empadinha e recheios incríveis para sair do básico se não tiver as forminhas para preparar o lanche. Ou será que tem jeito?

Para quem gosta de empadas e empadinhas e queria fazer em casa para não gastar mais nas lanchonetes, ainda tem solução. Com utensílios simples que tem em casa você consegue substituir a forminha de empada facilmente. Descubra no TudoGostoso como fazer empadinha sem forma usando truques caseiros muito simples.

Como substituir a forminha de empada?

Aprenda três truques fáceis para substituir a forma das empadas ou empadinhas.

Com forma de cupcake

As formas de cupcake e as formas de empadas padrões são bem similares no tamanho e podem ser usadas no lugar uma da outra. Se for uma forma de cupcake de aço ou alumínio, que precisa botar a forminha de papel por dentro, é só usar normalmente, botando a massa e espalhando com o dedo até dar o formato.

Se tiver receio de grudar, pode untar um pouco com azeite ou manteiga para untar, mas normalmente não é necessário porque a massa já tem gordura. Você também pode usar a forma de cupcake de silicone se for a que tiver em casa. Nesse caso vai precisar de um pouco de cuidado para abrir a massa nos “sulcos” da forminha, mas por ser de silicone ela é mais fácil de tirar.

Com xícara

Xícaras de chá e de café também podem substituir forminha de empada e empadinha por terem um tamanho parecido. Se você usar uma xícara refratária, como as de vidro, elas têm a capacidade de reter calor para dentro o suficiente para assar a massa. O processo é bem simples, basta colocar a massa normalmente como se fosse uma forminha.

O único porém desta técnica é que você precisaria ter várias xícaras para fazer uma porção de respeito de empadinhas de queijo ou outro sabor. Como uma receita de empadinha facilmente rende de 20 a 40 porções, fazer tudo de uma vez não é plausível para a maioria das pessoas que, com sorte, tem um jogo de meia dúzia de xícaras em casa. Serve como um plano B para quem está sozinho em casa, mas pode valer mais a pena mudar o tamanho da receita e fazer um empadão em uma forma de torta ou bolo que tiver em casa.

Com papel alumínio

O terceiro truque para substituir a forminha de empada é ao maior estilo da gambiarra brasileira e você só precisa de papel alumínio! Já existem forminhas de empada descartáveis feitas de papel alumínio, que são muito usadas por quem vende o lanche para conseguir uma renda extra. A ideia é fazer essas formas em casa. Para deixar o papel alumínio no formato certo, o ideal é ter dois copinhos com tamanho parecido ao que você quer para a sua empada.

Se tiver alguma forma antiga de empada ou cupcake, pode usar para fazer mais forminhas, todas do mesmo tamanho. Se não tiver, pode usar copinhos de cachaça, por exemplo. Coloque o copinho de cabeça para baixo, bote a folha de papel alumínio por cima e então encaixe o outro copo por cima para “amassar” o alumínio no formato. Você também pode usar um copinho só ou uma xícara e moldar com a mão, mas é mais demorado. Corte o excesso do alumínio com uma tesoura para fazer a borda e pronto!

Veja mais:
Massa de empadão com APENAS 2 ingredientes é cheia de sabor e derrete na boca
Como fazer massa podre para empada fácil que sempre dá certo
Qual a diferença entre quiche e empada?

Temas relacionados