O TudoGostoso já começa dizendo que quem não gosta da massa podre da empada está errado! Brincadeiras à parte, as empadas são um dos salgados favoritos dos brasileiros, e não pode faltar em datas comemorativas. Quem não adora aquela mini empadinha de festa infantil? E o empadão da vovó no almoço da família? É por isso que nós já ensinamos muitas receitas de empada deliciosas, com diferentes massas e recheios que é para agradar todo mundo. Porém, hoje vamos ensinar como fazer massa podre para empada que sempre dá certo, deliciosa, fácil e que desmancha na boca. Confira a receita completa da massa podre para empada a seguir e ainda aprenda todos os truques para que a massa da empada fique sempre perfeita!
Você vai aprender a fazer uma massa podre para empada tão gostosa e tão bonita que vai ficar igual a da foto!
Por que a massa podre da empada é sempre tão diferente?
Sem dúvidas, você já percebeu que a massa podre da empada é sempre um pouquinho diferente de todas as outras receitas que usam massa podre, como tortas. Mas você sabia que existe um motivo para isso?
Um dos diferenciais é que a massa podre da empada não leva açúcar, e possui um sabor bem mais neutro. Outro fator importante é a quantidade de manteiga usada, fazendo com que a empada derreta na boca mas que ainda seja firme o suficiente para não desmanchar ao desenformar.
Se você quer aprender como fazer massa podre de empada perfeita, continua lendo porque vamos dar todas as dicas!
Quais são os ingredientes da massa podre para empada?
A verdadeira massa podre para empada utiliza ingredientes simples que é muito provável que você já tenha em casa. São eles: 500 g de farinha de trigo, 250 g de manteiga gelada, 1 ovo e 1 pitada de sal. Contudo, é comum encontrar diversas receitas diferentes que usam outros ingredientes, já que as receitas de massa podre ganharam inúmeras versões com o passar do tempo. Mas se você nunca fez empada antes, o melhor é seguir a receita que vamos ensinar aqui porque ela é fácil e dá muito certo
Se tudo o que você procura é uma receita de massa podre para empada que seja gostosa e estruturada, basta seguir nossa receita!
Como fazer a massa podre para empada?
O primeiro passo dessa receita é juntar a farinha de trigo com o sal em um recipiente e misturar bem. Em seguida, adicione a manteiga bem gelada cortada em quadradinhos. É essencial que a manteiga esteja gelada, porque ela não pode derreter na hora de misturar!
Depois de colocar a manteiga, incorpore-a à farinha até obter a textura de areia. Nesse passo, use somente a ponta dos dedos e vá amassando os pedaços de manteiga junto com farinha, é o melhor método para incorporá-las. Caso a manteiga comece a derreter, parece o processo e deixe por alguns minutos na geladeira para resfriar.
Assim que a manteiga estiver incorporada à farinha, adicione o ovo, que também deve estar gelado. Se o ovo que você tiver em casa for pequeno, acrescente 1 colher (sopa) de água bem gelada. Misture tudo com delicadeza, apenas o suficiente para formar uma massa lisa e homogênea. Quando ela estiver lisa, embrulhe-a no papel-filme e leve para geladeira por pelo menos 30 minutos. Ah, e se você não quiser fazer as empadas no mesmo dia, elas podem ficar até 3 dias na geladeira e 3 meses no congelador!
Passado esse tempo, chegou a hora de forrar as forminhas. Você também pode abrir a massa com um rolo e depois cortar no formato da forminha, mas vamos combinar que é muito mais fácil pegar um pouquinho e ir moldando com o dedão na forminha, não é mesmo? Depois é só rechear com o que você quiser, e então finalizar com a tampa da empada. E aí não tem para onde fugir, você vai precisar abrir o restante da massa para cortar os círculos que servirão de tampa.
Quando a empada estiver pronta, volte para a geladeira por 30 minutos e depois já está pronta para assar em forno pré-aquecido. Ah, não esqueça de pincelar a gema de ovo por cima para dar aquele toque que a gente ama!
Dica do TudoGostoso: em hipótese nenhuma você deve sovar a massa de empada! A sova ativa o glúten da farinha de trigo, que é responsável por dar elasticidade à massa. No caso da massa de empada, não queremos que ela fique elástica ou dura, que também acontece quando a massa é sovada além do necessário.
Esse é um dos erros mais comuns que as pessoas cometem na hora de fazer massa podre. A textura perfeita para a massa podre de empada é amanteigada, levemente engordurada e quebradiça. Diferente das outras massas podres usadas para torta, a massa podre da empada não deve ser crocante, ela deve desmanchar na boca.
Outro erro que acontece muito é não usar os ingredientes gelados. E, gente, pode confiar, faz toda a diferença mesmo! Por isso, siga direitinho o passo a passo para garantir que sua empada saia perfeita.
https://www.youtube.com/watch?v=c1BxsvuJlrg