• Entrar
  • Cadastrar
Essa massa de empadinha derrete na boca: segredo de chef pra acertar a textura

Com essa receita e essas dicas, você vai aprender a fazer uma massa de empadinha tão leve que desmancha na boca e traz uma explosão de sabor do recheio

Essa receita de massa de empada perfeita vai derreter na sua boca na primeira mordida (Créditos: Shutterstock)

Ninguém resiste a uma receita de empada que derrete na boca. Aquela mordida na massa que revela o sabor do recheio enquanto desmancha em segundos sem fazer bagunça é um fenômeno que só de imaginar dá vontade de comer. Dá para fazer massa de empada de várias maneiras e tem até receita de massa de empadão com apenas 2 ingredientes. Mas só mesmo ao usar um tipo de massa podre para empada e as dicas certas do preparo que você consegue o efeito de derreter na boca. Confira no TudoGostoso o segredo de chef para fazer uma massa de empadinha com textura perfeita para derreter na boca.

Qual é o segredo de chef para fazer massa de empadinha?

A massa de empadinha que a maioria dos chefs preparam é bem simples. A receita simples de empadinha tem massa com farinha, margarina ou manteiga e um elemento para dar liga, como ovo, banha ou gordura vegetal. Um detalhe muito importante é que a margarina ou manteiga precisam estar geladas. Mesmo que seja difícil de misturar no começo, a temperatura faz diferença na textura da massa. Outros ingredientes podem ser acrescentados dependendo do chef, como sal para ressaltar o sabor nas receitas salgadas e o fermento para ter leveza.

Para garantir que a massa da empadinha vai ficar com a consistência certa, a dica é misturar e amassar com a mão até ficar bem uniforme. E o pulo do gato para ela ficar macia e derreter na boca, mas sem desmanchar enquanto você monta, é deixar a massa descansar um pouco. Esse tempo vai fazer com que a massa esteja bem incorporada. Vale usar em qualquer recheio de empadinha!

Como fazer massa de empadinha que derrete na boca?

Aprenda como fazer uma receita de massa para empadinhas simples e deliciosa que derrete na boca e combina com qualquer sabor!

Ingredientes

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 250 g de manteiga ou margarina gelada
  • 2 gemas de ovo
  • 1 colher (café) de sal
  • 1 colher (café) de fermento em pó

Modo de preparo

  1. Em uma tigela, coloque a farinha de trigo, a manteiga gelada, a gema do ovo, o sal e o fermento.
  2. Misture primeiro com uma colher ou espátula e depois use a mão para amassar.
  3. Amasse bem até a massa ficar bem uniforme, sem nenhuma mancha ou buraco. Ela fica levemente quebradiça nas pontas.
  4. Em seguida, faça o truque de chef e deixe a massa descansar por cerca de 30 minutos. Faça uma bola grande com a massa e deixe na geladeira em uma tigela coberta com plástico-filme.
  5. Tire da geladeira e dê uma amassada com a mão para amolecer e então abra com um rolo.
  6. Corte massa o suficiente para preencher a forminha usando uma faca ou mesmo uma tigela. Não precisa ser do tamanho exato.
  7. Molde a massa dentro das forminhas usando o dedo para deixar a lateral uniforme.
  8. Coloque o recheio ao seu gosto e, se necessário, tampe com mais um pedaço da massa. Use a boca de outra forminha para cortar do tamanho certo.
  9. Tire o excesso da massa ao redor, pincele a gema de um ovo na massa fechada para dourar e pronto, pode assar em temperatura média.


Veja mais:
Essa versão doce de um lanche clássico usa um ingrediente irresistível e é perfeita para as férias das crianças
Empadovo: faça esse ovo de Páscoa salgado para quem não é muito fã de doces
O que pode substituir a forminha de empada?

Temas relacionados