Tanto a merluza quanto a tilápia são peixes com um bom custo-benefício, fazendo parte do cardápio de diversos brasileiros, principalmente daqueles que querem uma fonte de proteína com baixa quantidade de gordura. No entanto, eles não são as únicas opções do mercado que se encaixam nessa categoria. Um peixe com alto teor de proteína, pouca gordura e ainda de fácil digestão é a truta, e a maioria das pessoas não conhecem os benefícios desse alimento. Mas não tem problema porque nós vamos te contar quais são os benefícios da truta para a saúde, quem não deve consumir e ainda ensinar como fazê-la em casa. Confira!
Benefícios da truta para a saúde: conheça o peixe de água doce que tem fácil digestão e bastante proteína
A truta é um peixe de água doce com um sabor marcante e muitos benefícios para a saúde. De acordo com a Fundação Espanhola de Nutrição, esse alimento é fonte de proteínas e ômega-3, além de vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo humano. Para melhorar, ele também é um peixe muito fácil de digerir por conta da pouca gordura, o que faz com que ele seja excelente para pessoas de todas as idades. Veja mais alguns dos benefícios da truta.
Diminui o colesterol ruim: a truta é rica no ácido graxo ômega-3, uma gordura boa e indispensável para o corpo que atua de várias formas no organismo, e uma delas é regulando os níveis de colesterol no sangue. Além disso, ela também conta com propriedades anti-inflamatórias que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e artrite.
Melhora a disposição: uma das vitaminas presentes na truta é a B12, responsável pelo funcionamento adequado do sistema nervoso e pela produção de glóbulos vermelhos, auxiliando em diversos tipos de anemia, assim como no transporte do oxigênio para as células. Tudo isso ajuda a melhorar a disposição, e ainda vale ressaltar que a deficiência de vitamina B12 causa fadiga, fraqueza muscular, alterações de humor e até problemas de memória.
Contribui para a saúde dos ossos e dos dentes: a truta conta com diversos minerais essenciais para o corpo, como o cálcio e o fósforo que ajudam a fortalecer os ossos e os dentes, prevenindo doenças como osteoporose.
Quem não pode comer truta?
Não há nenhum registro de contra-indicação do consumo de truta, sendo indicada tanto para crianças quanto para idosos. No entanto, quem é propenso a ter gota, precisa ter cuidado com o consumo de truta porque ela é rica em purina, uma substância que aumenta os níveis de ácido úrico.
Como cozinhar truta em casa?
A truta é um peixe bastante versátil, podendo ser preparado de muitas maneiras diferentes, então fica a seu critério a forma de cozinhá-lo. Você pode preparar grelhado, assado, à milanesa, cozido ou ensopado. Aqui no TudoGostoso, a gente ensina várias receitas com truta, como truta à meunière, truta assada à moda mineira, truta grelhada com castanha de caju, truta com molho de alecrim.
Veja mais:
Estas são as sete espécies de peixes que não contêm mercúrio (e também são baratos)