• Entrar
  • Cadastrar
Esse primeiro passo é o truque crucial para fazer as batatas mais crocantes, deliciosas e saudáveis na airfryer

Chega de batata murcha! Essa dica SIMPLES vai deixar sua batatinha muito crocante!

Veja essa dica para deixar sua batata na airfryer MUITO crocante! (Créditos: Shutterstock)

Tem gente que diz que a batata frita não fica igual sem ser feita no óleo. Será mesmo? Não é bem assim! Uma técnica supersimples promete te ajudar a deixar a batata mais crocante na airfryer!

O famoso utensílio doméstico tem sido cada vez mais usado nas preparações caseiras justamente para evitar o uso excessivo do óleo, que traz malefícios à saúde, incluindo aumento de marcadores como colesterol e triglicérides.

Mas como usá-lo para deixar a batata frita igualzinha à feita no óleo? Vamos descobrir!

Como deixar a batata crocante na airfryer?

Descobrimos o truque ideal para obter uma versão mais saudável e muito crocante da batata na airfryer e alcançar um equilíbrio no preparo sem recorrer às batatas ultracongeladas e pré-cozidas.

A dica é simples: ferva as batatas por 10 minutos antes de fritá-las. Isso faz com que elas fiquem macias por dentro e crocantes por fora depois que você as frita na airfryer.

Depois disso, basta cortá-las como preferir e levá-las à airfryer. Mas tem outro pulo do gato: evite deixá-las amontoadas em sua fritadeira a ar, mexendo-as na metade do tempo para que fritem por igual.

E tem mais uma dica que pode ajudar! Depois que cortá-las, seque-as bem com um papel toalha, o que tirará o excesso de água e deixará a batata ainda mais crocante! Se quiser, adicione um pouco de azeite e misture bem, o que dará aquela textura de fritura - sem os excessos de fritar direto no óleo.

Benefícios da batata

Além de ser uma delícia, a batata também é uma ótima fonte alimentar e traz inúmeros benefícios para a saúde! A batata inglesa, por exemplo, contém ótimas quantidades de fibras e amido resistente, que auxiliam na digestão, facilitam o trânsito intestinal e controlam a glicemia.

O tubérculo também é uma excelente fonte de:


E tem mais! A batata é fonte de energia por conta da presença dos carboidratos. É por isso que muitos atletas ou pessoas que praticam atividades físicas gostam de comer batata, pois o alimento oferece mais disposição e melhora a performance durante os exercícios.

Qual a maneira mais saudável de consumir batatas?

O modo de preparo da batata pode influenciar em seus benefícios à saúde. O ideal é priorizar cozimentos saudáveis, ou seja, aqueles que não precisam de acréscimo de algum tipo de gordura - como o exemplo que demos feito na airfryer!

Além disso, você pode prepará-las assadas no forno ou cozidas a vapor, opções pouco calóricas, já que não utilizam óleo durante o preparo. O cozimento a vapor também retém a maior parte das vitaminas e nutrientes do alimento.

Por outro lado, saiba que a batata frita feita diretamente no óleo de cozinha é a opção menos saudável, pois o alimento fica mais calórico. Uma porção de 100g de batata cozida tem 52 calorias, enquanto a mesma quantidade frita tem cerca de 267 calorias - mais do que o triplo!

Benefícios de cozinhar na airfryer: entenda o que é real e o que fica na promessa
3 coisas que você NÃO sabia sobre a sua airfryer e como ela funciona

Temas relacionados