
O molho ranch industrializado leva dióxido de titânio para seu tingimento (Crédito: Shutterstock)
O molho ranch é muito usado nos Estados Unidos para ser usado em lanches, como hambúrgueres, além de batatas fritas e as famosas asinhas de frango. Mesmo nas saladas eles são muito usados, para dar um sabor extra a vegetais e verduras.
Mas você sabia que esse molho em seu formato artificial, ou seja, a versão produzida pela indústria alimentícia e comercializada em bisnagas, é tingido com uma substância química chamada dióxido de titânio? É isso mesmo!
Essa substância é também muito usada pela indústria de cosméticos em itens de cuidados corporais, especialmente protetor solar e loções faciais. Ele ajuda a fornecer a cor branca no molho ranch, mas também a esses produtos cosméticos… A questão é, o dióxido de titânio é prejudicial à saúde?
Dióxido de titânio nos alimentos
A questão sobre o dióxido de titânio nos alimentos é polêmica e cada região tem suas próprias regras. Por exemplo, a União Europeia proíbe o uso. Porém, a FDA (a Anvisa dos Estados Unidos) permite dióxido de titânio em alimentos, mas não pode exceder 1% do produto.
No Brasil, o uso ainda segue permitido, mas, desde 2021 a Anvisa não emite novas autorizações de uso do dióxido de titânio. Assim, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária segue monitorando estudos e pesquisas sobre o uso dessa substância em alimentos.
Por isso, algumas marcas de molho ranch (e outros molhos de tom branco, como o Caesar) ainda contêm dióxido de titânio, inclusive nas prateleiras brasileiras. Porém, é obrigatória a descrição desse produto nos ingredientes - e você pode verificar se há a presença deles no seu molho.
Afinal, tem riscos para a saúde?
Como a substância é usada em quantidades muito pequenas em alimentos, muitos cientistas concordam que o consumo esporádico não seja realmente perigoso para a saúde. De qualquer forma, muitos estudos seguem sendo feitos para analisar os possíveis riscos.
A União Europeia, por exemplo, proibiu o uso devido a incertezas sobre possível inflamação e neurotoxicidade. Além disso, a Agência Internacional de Investigação sobre o Câncer listou o dióxido de titânio como um agente cancerígeno do Grupo 2B – ou seja, um agente que pode ser cancerígeno, mas carece de investigação suficiente em animais e humanos.
Opção mais saudável de molho ranch
Enquanto não se tem certeza sobre o uso seguro de dióxido de titânio em alimentos, o ideal mesmo é evitar. Até porque esses produtos industrializados em que ele está presente, como o molho ranch, não são considerados saudáveis por fazerem parte do grupo de alimentos ultraprocessados, que passam por diversos processos industriais e recebem aditivos.
Em vez de comprar um molho ranch pronto, você pode fazer o seu em casa de forma muito simples - e garantir a distância do dióxido de titânio. Veja só como é fácil!
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de maionese (pode usar light)
- 1/2 colher (chá) de cebolinha desidratada
- 1/2 colher (chá) de salsinha desidratada
- 1/2 colher (chá) de dill /endro
- 1/4 colher (chá) de alho em pó
- 1/4 colher (chá) de cebola em pó
- 1/8 colher (chá) de sal
- 1/8 colher (chá) de pimenta moída
- 1 colher de sopa de suco de limão
- 250 ml de leite
Modo de preparo
Em um recipiente, coloque o leite e o suco de limão. Deixe reservado por cerca de 10 minutos para que talhe. Durante esse período, você perceberá que os sólidos do leite começaram a coagular, dando aquele aspecto de comida talhada.
Quando o tempo tiver passado, acrescente o restante dos ingredientes, misturando muito bem. Se quiser, pode até bater com um mixer ou no liquidificador para que o molho incorpore melhor.
Em seguida, leve para a geladeira e deixe descansar por mais 30 minutos. Depois desse tempo já pode usar, mas o melhor mesmo é deixar descansar por um dia, para que o sabor fique bastante apurado. Depois disso, está pronto!
Como temperar molho de tomate pronto: confira as dicas
Molhos para macarrão: 6 receitas de dar água na boca