Se procura uma receita para um jantar rápido e fácil de preparar, leve e farto, saudável e saboroso, os vegetais serão sempre – ou quase sempre – os seus melhores aliados. O segredo é como prepará-los do jeito e com os acompanhamentos certos para que não seja um prato sem graça ou com pouca variedade. Por mais que sejam ótimos para a saúde, um jantar apenas à base de vegetais pode nos deixar com falta de nutrientes essenciais se não cobrirmos bem todas as nossas necessidades.
Para os dias movimentados, quando não temos tempo nem de fazer compras, uma boa saída é pegar os enlatados da despensa. Conservas de anchovas e latas de sardinha são boas fontes de vitamina D, fornecem bastante ômega 3 e são ricas em ferro. Por isso, os peixes e frutos do mar complementam bem as saladas e a dica para um jantar rápido com esses ingredientes hoje é um macarrão de abobrinha com frutos do mar. Descubra como transformar legumes em fitas de “massa” com um utensílio comum e como complementar os nutrientes com frutos do mar.
Como fazer macarrão de legumes?
A receita de macarrão de abobrinha surgiu com a moda de massas falsas à base de vegetais, mas muita gente tem a ideia errada de que é preciso algum utensílio especial para conseguir esse efeito. Com um descascador de legumes comum, daqueles em formato de Y, é muito fácil e rápido retirar as fitas da abobrinha. Dessa forma ela imita a textura de massas largas como o pappardelle e ficam até mais divertidas do que o espaguete de abobrinha.
Pode comê-las cruas como estão, embora um leve cozimento no vapor de, no máximo, cinco minutos funcione muito bem, e também podemos refogá-las bem levemente. A seguir misture com frutos do mar como camarão ou mexilhão. Adicione também alguns tomates a gosto e o molho que mais gostar.
Quente ou frio, é um prato fresco e que sacia bem, mas ainda é leve, ótimo para jantar sem pesar, com elevado teor de fibras, ferro e proteínas de qualidade, além de pouquíssimos carboidratos e gorduras. Poderíamos também adicionar peixes como sardinha, atum ou anchova, acrescentar outros vegetais e até alguns picles ou azeitonas.
Veja mais:
Corte julienne: fique craque nessa técnica superfamosa
6 receitas saudáveis e fáceis para um jantar leve, prático e saboroso
Petiscos com frutos do mar: confira 10 receitas deliciosas