• Entrar
  • Cadastrar
Esse é o segredo do bolo de milho de lata que aprendi com a minha avó e virou tradição de família

O bolo de milho é um dos preparos mais populares da culinária brasileira. Mesmo sendo uma receita fácil de fazer, alguns detalhes ajudam a deixar a iguaria ainda mais saborosa e irresistível. 

O bolo de milho é perfeito para consumir no café da tarde ou servir como sobremesa. (créditos: Reprodução/TudoGostoso)

O bolo de milho é uma das receitas mais populares aqui no Brasil. Não se sabe ao certo a sua verdadeira origem, porém, muitos historiadores acreditam que a iguaria é inspirada na culinária dos índios Tupi-guaranis, já que eles utilizavam o milho como base para diversas comidas. Inclusive, existe até um nome para bolo de milho em tupi: mbojape.

Ao longo do tempo, a receita de bolo de milho sofreu muitas mudanças e, hoje em dia, é possível prepará-lo de muitas maneiras diferentes. Além disso, também existem detalhes durante o preparo que ajudam a deixar o quitute ainda mais saboroso. Pensando nisso, o TudoGostoso separou algumas dicas para fazer um bolo de milho de lata perfeito para ninguém colocar defeito.

Como fazer bolo de milho de lata: truques para deixar o preparo perfeito

O melhor bolo de milho é o feito com o milho fresco, pois ele tende a ficar mais saboroso, doce e cremoso. Porém, o de lata costuma ser o mais prático para o dia a dia, sendo assim, muitas pessoas optam por preparar o bolo com a versão industrializada. Para tentar deixar o bolo com um sabor parecido com a versão feita com o ingrediente in natura, uma dica é lavar bem o milho antes de adicionar na receita. Assim, você remove os conservantes e aditivos do milho em lata e ainda reduz o teor de sódio do alimento.

Outra recomendação é bater bem o milho no liquidificador para garantir que ele seja completamente triturado. Isso ajuda a garantir uma textura suave e uniforme no bolo. Não se esqueça de bater os ingredientes úmidos primeiro antes de acrescentar os secos. O milho, ovos, leite e óleo devem ser misturados até obter uma mistura homogênea. Só depois vamos entrar com a farinha e fermento.

Se tratando da farinha e fermento, misture os dois apenas o suficiente para combinar os outros ingredientes. Evite bater em excesso, pois isso pode resultar em um bolo denso e pesado. Se for usar queijo na sua receita, escolha um que derreta facilmente no forno. O queijo parmesão e o minas são ótimas escolhas e deixam a massa mais cremosa.

Receita de bolo de milho de lata no liquidificador

Agora que você já sabe os segredos para deixar o bolo de milho de lata ainda mais saboroso, está na hora de colocar a mão na massa. Se tratando de bolo caseiro, nada melhor do que apostar em uma receita de família, daquelas que a gente encontra no caderno da avó.

Por isso, nós separamos uma receita de bolo de milho em lata de dar água na boca com aquele gostinho de casa da vó. Confira!

Ingredientes:

  • 1 lata de milho (sem o líquido)
  • 1 lata de leite (medida da lata de milho)
  • 1 lata de açúcar (medida da lata de milho)
  • 1 lata de flocão de milho
  • 1/2 lata de óleo de soja
  • 3 ovos inteiros
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • Margarina para untar a forma

Modo de preparo:

  1. Escorra o milho e lave bem com água corrente. Lave também a lata pois vamos utilizá-la para as medidas do leite e açúcar.
  2. Coloque no liquidificador o milho (já escorrido e lavado), o leite, o óleo e os ovos. Bata bem até que o milho fique bem moído.
  3. Acrescente o flocão de milho e bata novamente até integrar todos os ingredientes e obter uma massa homogênea. Nesta receita nós utilizamos o flocão para trazer mais profundidade ao sabor do bolo. Ela também funciona como substituto da farinha de trigo, o que é útil para pessoas que seguem uma dieta sem glúten.
  4. Por fim, acrescente o açúcar e o fermento em pó e pulse o liquidificador 3 vezes só para integrá-los à mistura.
  5. Despeje a massa em uma forma untada e leve ao forno médio.
  6. Deixe assar por, aproximadamente, 40 minutos ou até que esteja firme. Para saber se o bolo está pronto, faça o teste do palito e observe se a superfície adquiriu um tom dourado médio.
  7. Espere esfriar totalmente para desenformar. Depois, é só servir acompanhado de um cafezinho.

Veja também:

Cremoso igual da roça e faz no liquidificador: essa é a melhor receita de bolo de milho da internet
Suco de milho é rico em fibras e protege a visão: conheça os benefícios da bebida e veja como fazer
Creme de milho como você nunca viu: esse é o segredo de chef pra uma receita digna de restaurante

Temas relacionados