A rapadura é um ingrediente clássico brasileiro que está presente na casa de muitas pessoas, principalmente no Norte e Nordeste do país. Aqui no TudoGostoso você aprende muitas receitas com rapadura deliciosas, como pé-de-moleque com rapadura, bolacha de rapadura, bolo de fubá com rapadura. Hoje vamos ensinar como fazer pudim de rapadura, uma sobremesa maravilhosa que toda a sua família vai adorar. Confira!
Receita de pudim de rapadura: aprenda como fazer
Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de leite (use a lata de leite condensado como medida)
- 3 ovos
- 500 g de rapadura
- 200 ml de água
Modo de preparo:
O pudim de rapadura é muito fácil de fazer e é uma sobremesa diferente e inusitada que vai deixar todo mundo querendo mais. Nele, o tradicional caramelo é substituído pelo mel de rapadura, uma calda com consistência parecida com o mel de abelha e que é supersaborosa.
- Comece a receita pelo mel de rapadura. Para isso, rale ou pique a rapadura e acrescente em uma panela.
- Acrescente a água e leve para cozinhar em fogo baixo, mexendo sem parar até que toda a rapadura tenha sido dissolvida.
- Depois que a rapadura dissolver, aumente o fogo levemente e deixe levantar fervura.
- Desligue e deixe amornar. Nesse ponto, a calda estará ainda bem líquida.
- Quando estiver morna, coe para remover as impurezas.
- Espalhe a quantidade que desejar no fundo da forma de pudim. O que sobrar, coloque em um recipiente hermético e guarde na geladeira.
- No liquidificador, bata o restante dos ingredientes do pudim até ficar homogêneo.
- Transfira o creme do pudim para forma por cima do mel de rapadura, não esquecendo de passar pela peneira para que ele fique bem lisinho.
- Leve para cozinhar em banho-maria em forno preaquecido a 200ºC por 45 minutos. Faça o teste do palito para confirmar que está assado.
- Retire do forno e espere esfriar completamente antes de desenformar para não correr o risco de quebrar.
Como geladinho!
O que é rapadura?
A rapadura é um alimento sólido, bem duro, mas muito saboroso e aromático. Ela é obtida através do caldo da cana-de-açúcar e pode ser usada em muitas receitas diferentes e até mesmo como adoçante natural. Ela é uma ótima fonte de energia por ser rica em açúcares e vitaminas do complexo B.
Veja mais:
8kg de pudim: rainha do pudim humilha confeiteiros com doce gigante perfeito. Veja como ela desenformou (vídeo) e a receita!