• Entrar
  • Cadastrar
Essa é a sobremesa de Natal que aprendi com a minha avó e que meus filhos amam, tradição de família!

Vem aprender como fazer uma sobremesa fácil e gostosa para o Natal da sua família! 

Torta de limão: vem aprender como fazer uma versão rápida, leve e deliciosa! (Créditos: Shutterstock)

Se tem uma sobremesa que não pode faltar no Natal da minha família é a torta de limão, receita tradicional e superfácil que minha avó ensinou para todos os filhos e netos. Dessa vez, é minha vez de preparar e todas as crianças também amam! Por isso, trago a receita dessa maravilha para você fazer na sua ceia e deixar todo mundo com água na boca! O melhor? Ela fica pronta rapidinho e você nem vai precisar ficar na boca do fogão para fazer. Confira!

Receita de torta de limão da vovó para se deliciar no Natal: aprenda como fazer

Ingredientes:

  • 1 pacotes de biscoito maisena
  • 100 g de manteiga sem sal
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • suco de 3 limões
  • raspas de limão a gosto
  • 1 pitada de sal
  • 2 caixinhas de creme de leite bate chantilly ou 400 g de creme de leite fresco

Modo de preparo:

Essa receita de família é realmente bem prática e fácil de fazer, ideal para quem deseja gastar o menor tempo possível na sobremesa de Natal e ainda assim entregar um prato gostoso.

  1. O primeiro passo é preparar a massa que servirá de base para torta, e é claro que ela será feita com biscoito triturado, bem mais rápida e fácil.
  2. No processador, triture o biscoito até que vire uma farinha. Em seguida, acrescente a manteiga e bata até que ela tenha sido incorporada e fique na textura de areia úmida.
  3. Em uma forma de fundo removível, espalhe a massa no fundo e nas laterais, pressionando bem para que ela fique firme.
  4. Leve para assar em forno preaquecido a 200º C por 5 a 10 minutos, ou até dourar levemente. Retire do forno e deixe esfriar completamente.
  5. Quando a massa estiver completamente fria, é hora de preparar a mousse de limão que servirá como recheio da torta. Basta misturar o leite condensado com o creme de leite, o suco de limão e o sal. Você pode usar a batedeira, o liquidificador ou até mesmo misturar na mão. Faça isso até que você note que o creme engrossou; o limão é responsável por dar consistência perfeita, e não precisa adicionar nenhum outro espessante como gelatina ou amido.
  6. Despeje o creme por cima da massa de biscoito e leve para a geladeira.
  7. Diferente da tradicional torta de limão feita com merengue, essa receita utiliza chantilly para finalizar, deixando-a mais leve e refrescante para o Natal. Para isso, é só bater o creme de leite do tipo bate chantilly (ou o creme de leite fresco) bem gelado, na batedeira, até obter picos firmes.
  8. Cubra todo o recheio da torta com o chantilly, finalize com as raspas de limão e deixe na geladeira até a hora de servir! Viu como é fácil?

Como incrementar a torta de limão?

Se você deseja fazer uma torta de limão mais elaborada ou diferente, você pode incrementá-la fazendo pequenas modificações ou adicionando ingredientes. Um exemplo é trocar o biscoito maisena por biscoito de chocolate, e o chantilly por merengue. Além disso, você pode experimentar usar limão siciliano no lugar do tradicional limão taiti, o que irá garantir um sabor mais suave à sobremesa.

Veja mais:

Cheesecake fácil SEM GELATINA é a sobremesa gelada perfeita para a ceia de Natal!
Sobremesa de chocolate com pistache de 5 ingredientes SEM FORNO é um presente de Natal pra você e sua família

Temas relacionados