• Entrar
  • Cadastrar
É assim que você deve cozinhar as batatas se quiser aumentar os benefícios do alimento e evitar os picos de glicose
Stephany MarianoPor  Stephany Mariano  | Redatora

Como uma verdadeira taurina, Stephany sempre foi apaixonada por comida. No tempo livre, gosta de assistir um k-drama bem clichê, viajar, experimentar novos sabores e fotografar tudo o que encontra por aí.

O modo como você prepara esse alimento pode influenciar em como seu corpo responderá

É assim que você deve cozinhar as batatas se quiser aumentar os benefícios do alimento e evitar os picos de glicose

As escolhas feitas na hora do preparar qualquer alimento faz toda a diferença (Créditos: Shutterstock)

A batata é um alimento rico em nutrientes, oferecendo uma série de benefícios para a saúde como o controle da pressão arterial, melhora da saúde do intestino e muito mais. No entanto, a maneira como você prepara esse tubérculo pode impactar diretamente nos picos de glicose no organismo.

Além de afetar a saúde a longo prazo, esse é um grande problema para quem vive com a diabetes ou para quem precisa estar sempre controlando os níveis de açúcar no sangue. Abaixo, o TudoGostoso vai te mostrar o melhor jeito de preparar a batata e evitar que isso aconteça. Confira!

Como a batata afeta os picos de glicose?

A batata é rica em carboidratos, um elemento diretamente relacionado com os níveis de açúcar do nosso corpo, pois o sistema digestivo transforma grande deles em glicose. Isso já faz com que a batata tenha naturalmente um impacto nesse sentido, mas é possível amenizar esse efeito através do modo de preparo, diminuindo o índice glicêmico do alimento.

Como preparar as batatas para evitar os picos de glicose?

O modo como preparamos a batata pode afetar a forma como os seus carboidratos são absorvidos pelo organismo. O segredo é optar por modos de preparo mais saudáveis, sem adição de gorduras, como manteiga, margarina ou azeite.

Quando fazemos a batata frita, por exemplo, o índice glicêmico aumenta, fazendo com que haja uma liberação muito rápida de glicose no sangue. Além disso, cozinhar a vapor ou no forno também é uma maneira de preservar os nutrientes da batata, ajudando a manter o índice glicêmico mais estável. Outra forma de amenizar essa questão é consumir o alimento com casca, pois a fibra presente nela auxilia na digestão da glicose.

O equilíbrio também é necessário na hora de montar o seu prato, combinando o tubérculo com alimentos que ajudam a retardar a absorção de carboidratos, como as proteínas, especialmente carnes magras e os legumes e folhas, fontes de fibras. Tomando esses cuidados, é possível aproveitar os nutrientes da batata e evitar os picos de açúcar no sangue, assim você tem uma dieta mais equilibrada e evita problemas maiores no futuro. Abaixo, trouxemos uma receita de batata assada com casca para você experimentar em casa!

Receita de batata assada

Ingredientes

  • 3 batatas grandes cortadas em palitos grossos
  • 6 dentes de alho amassados
  • 1 cebola média cortada em pétalas
  • Sal a gosto
  • Orégano a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

  1. Em uma tigela misture bem todos os ingredientes
  2. Coloque as batatas temperadas em uma assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno por aproximadamente 15 minutos
  3. Abra o forno, retire o papel alumínio e deixe por mais 15 minutos, até ficar tudo douradinho
  4. Sirva a vontade

Veja mais:

Nem frita, nem assada: esse é o melhor jeito de fazer batata, derrete na boca e fica uma delícia com esse molho cítrico
Batata-doce ou batata inglesa, qual escolher? Depende do objetivo! Aprenda quando uma é melhor que a outra

Temas relacionados