• Entrar
  • Cadastrar
Controla a pressão e colesterol, combate a anemia e mais: aqui estão os motivos para colocar pitaya no cardápio
Jéssica AntunesPor  Jéssica Antunes  | Redatora

Jornalista apaixonada pelo universo gastronômico. Aprendi a cozinhar de verdade (com panela de pressão e tudo) depois de sair da casa dos meus pais para estudar. Desde então, amo experimentar sabores, conhecer novas culinárias e me arriscar em receitas diferentes.

A fruta exótica e nutritiva é rica em antioxidantes, ajuda a regular o intestino e pode até favorecer o emagrecimento

Controla a pressão e colesterol, combate a anemia e mais: aqui estão os motivos para colocar pitaya no cardápio

A pitaya é rica em fibras, vitaminas e antioxidantes, e pode ser consumida fresca ou em receitas saudáveis para aproveitar todos os seus benefícios. (Foto: Shutterstock)

Colorida por fora e por dentro, a pitaya é uma fruta que chama atenção pela beleza, mas também conquista pelo sabor suave e pelas propriedades nutricionais poderosas. Rica em fibras, vitaminas e antioxidantes, ela tem ganhado espaço na alimentação de quem busca saúde, bem-estar e uma dieta mais equilibrada.

Com baixa caloria e grande variedade de compostos ativos, a pitaya ajuda a combater doenças inflamatórias, contribui para a digestão, fortalece o sistema imunológico e regula o colesterol e a glicose. Veja a seguir todos os benefícios da fruta — e por que vale a pena incluí-la no seu cardápio.

Os principais benefícios da pitaya para a saúde

1. Ajuda no emagrecimento

A pitaya tem baixo teor calórico, é rica em fibras e contém betacianina, uma substância que pode estimular o organismo a usar reservas de gordura e açúcar como fonte de energia. O consumo regular pode ajudar na saciedade e no controle do apetite.

2. Atua como antioxidante natural

Graças à presença de polifenóis, flavonoides e vitamina C, a pitaya combate os radicais livres, prevenindo doenças crônicas como diabetes, câncer e artrite.

3. Faz bem para a pele

A vitamina C presente na fruta estimula a produção de colágeno, contribuindo para a firmeza e elasticidade da pele. Isso ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e acelera a cicatrização.

4. Fortalece ossos e dentes

Com boa quantidade de cálcio, fósforo e magnésio, a pitaya fortalece os ossos e é indicada para pessoas com osteoporose ou osteopenia. Também é benéfica para crianças em fase de crescimento.

5. Melhora a digestão

A fruta tem ação prebiótica, alimentando as bactérias boas do intestino, favorecendo os movimentos intestinais e evitando a prisão de ventre. Isso também contribui para o sistema imunológico e prevenção de doenças gastrointestinais.

6. Regula o açúcar no sangue

A pitaya vermelha, especialmente, tem efeito positivo na resistência à insulina, sendo uma aliada no controle da glicemia. Por isso, é útil na prevenção do diabetes tipo 2.

7. Diminui o colesterol

As fibras e antioxidantes da pitaya ajudam a evitar a absorção de colesterol no intestino e favorecem sua eliminação pelas fezes, reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares.

8. Reforça a imunidade

Com ação antifúngica, antiviral e antibacteriana, a pitaya fortalece o sistema imune e ajuda o corpo a combater infecções.

9. Previne a anemia

A fruta é rica em ferro e vitamina C, combinação ideal para estimular a absorção do mineral e combater a anemia de forma natural.

Qual é a melhor pitaya?

As três principais variedades da fruta são:

Pitaya vermelha: maior teor de antioxidantes.
Pitaya amarela: sabor mais doce e polpa branca.
Pitaya branca: casca rosa e polpa branca, com sabor suave.

Independentemente da variedade, todas oferecem benefícios à saúde. A vermelha costuma ser a preferida por quem busca maior poder antioxidante.

Como incluir a pitaya na dieta

Você pode consumir a pitaya in natura, em sucos, smoothies, sobremesas ou até em saladas de frutas. A polpa também pode ser congelada para preparar receitas refrescantes.

Além de ser versátil, a pitaya tem uma textura agradável e combina com diversas receitas saudáveis. Mas lembre-se: para aproveitar ao máximo seus benefícios, ela deve estar dentro de uma alimentação equilibrada e acompanhada de bons hábitos.

Veja mais

3 receitas com pitaya que você deveria experimentar
Frutas brasileiras
que você provavelmente não conhece, mas precisa experimentar

Temas relacionados