
As frutas que devem fazer parte da sua dieta para um envelhecimento saudável (Foto: Shutterstock)
Aos 60 anos, muita coisa muda no funcionamento do corpo e ele dá sinais de que precisa de cuidados especiais. A energia já não é a mesma, muita gente acaba cedendo ao sedentarismo e funções que antes pareciam automáticas, como lembrar nomes ou se concentrar em tarefas simples, também são afetadas.
A Organização Mundial da Saúde descreve o envelhecimento como o acúmulo de danos ao longo do tempo, impactando diretamente nossa capacidade física e mental.
Mas se por um lado a genética pode influenciar esse processo, por outro, há algo que está totalmente ao nosso alcance: a nutrição.
De acordo com a nutricionista María Sol Pascua, a nutrição planejada contribui para reduzir os ricos de problemas mais comuns nessa faixa etária.
Os tipos de frutas que ajudam a proteger o cérebro de danos
E á exatamente o que os médicos e nutricionistas afirmam sobre o poder de algumas frutas. As frutas vermelhas, por exemplo, são consideradas importantes joias na dieta quando se trata da saúde do cérebro.
Morangos, framboesas, mirtilos, amoras, além de alegrarem o prato, desempenham um papel essencial na proteção da nossa mente.
Quem explica é o médico Jorge Dotto em seu livro "O Que Comemos?": "São ricos em prebióticos, potássio, magnésio, flavonoides e vitaminas C e K, são úteis no combate ao envelhecimento, principalmente ao declínio de funções cognitivas como memória e aprendizagem."
Benefícios protetores das frutas vermelhas contra o Alzheimer
De acordo com o estudo "Comer mais frutas vermelhas, maçãs e chá pode ter benefícios protetores contra o Alzheimer" analisou 20 anos de ingestão alimentar de quase 3 mil pessoas com mais de 50 anos.
O trabalho resultou em uma descoberta surpreendente: as pessoas que consumiam poucos alimentos ricos em flavonoides, tinham de duas a quatro vezes mais chances de desenvolver demência.
A conclusão que se chegou foi que as frutas ricas nessas substâncias ajudam a preservar a memória, a capacidade de aprender e outras funções cognitivas que tendem a declinar com a idade.
Alimentação estratégica é fundamental na terceira idade
A nutricionista María Sol Pascua destaca ao La Nacion que, na terceira idade, é essencial adotar uma alimentação estratégica, já que o corpo enfrenta desafios como perda de massa muscular, desidratação, problemas digestivos e interações entre alimentos e medicamentos.
As frutas vermelhas entram nesse cenário como verdadeiros aliados. Com seu alto poder antioxidante e anti-inflamatório, ajudam a proteger o cérebro, fortalecer o corpo e melhorar o bem-estar geral.
E o melhor: são saborosas, versáteis e podem fazer parte de qualquer refeição, no café da manhã, em lanches, sobremesas ou até mesmo em saladas.
Envelhecer com saúde é possível e começa no prato. Ao incluir mais frutas vermelhas na rotina, você cuida do corpo e ainda reforça o funcionamento do seu cérebro.
Veja mais!
Pense duas vezes antes de colocar banana no smoothie: uso da fruta na bebida pode ser um erro, alerta a ciência
Sou um renomado neurocientista e garanto: "Essa fruta é uma maravilha para o cérebro, ela limpa a célula nervosa!"