
Entenda a relação entre o excesso de doces na dieta e a depressão (Foto: Shutterstock)
Você consegue avaliar se tem comido muito açúcar? O consumo de alimentos açucarados pode ser muito mais prejudicial à saúde do que se pode imaginar.
Os profissionais de saúde e especialistas em dieta costumam alertar sobre os impactos perigosos que o consumo elevado de doces representa para o corpo e o cérebro.
Um estudo da Universidade de Surrey, na Inglaterra, revela uma forte ligação entre o excesso do consumo de doces e a depressão, incluindo também a diabetes.
Saiba quais foram os resultados do estudo e avalie se é um bom momento para repensar a sua alimentação caso perceba que está exagerando no açúcar.
Estudo analisou três gupos principais
Foram observados os hábitos alimentares de 180.000 voluntários do UK Biobank, que foram divididos em três grupos principais:
- Um grupo formado por pessoas que cuidam da saúde, que consomem frutas, vegetais e alimentos naturais regulamente, que ingerem alimentos de origem animal com moderação e poucos doces;
- Outro grupo foi formado por onívoros equilibrados, que comem de tudo um pouco, incluindo carnes, vegetais e sobremesas, mas sem exageros;
- E o grupo de consumidores de doces que costuam optar por alimentos ricos em açúcar e bebidas açucaradas, incluindo poucas opções saudáveis.
Os pesquisadores também examinaram amostras de sangue dos participantes para buscar pistas ocultas sobre como as preferências alimentares deles impactavam o corpo.
Os riscos encontrados no grupo de amantes de doces
Foram analisados quase 3.000 proteínas e 168 metabólitos, revelando resultados preocupantes. As proteínas desempenham funções essenciais no corpo, como a defesa imunológica e o funcionamento do cérebro.
Já os metabólitos, que são subprodutos das reações químicas do corpo, servem como importantes indicadores da saúde. A comparação desses marcadores entre os grupos impressionou os estudiosos.
Consumidores de doce:
Pessoas que consomem muitos doces demonstraram 31% mais chances de desenvolver depressão e apresentaram níveis elevados de proteína C reativa, um marcador inflamatório.
Esse grupo também apresentou glicose alta e perfis lipídicos desfavoráveis, aumentando os riscos de diabetes e doenças cardiovasculares.
Quem cuida da saúde e onívoros:
Participantes preocupados com a saúde, com dieta rica em fibras, apresentaram menor risco de insuficiência cardíaca, doenças renais crônicas e derrames. Os onívoros, por sua vez, apresentaram riscos moderados.
Repense os seus hábitos e evite o consumo exagerado de doces
Já se sabe que o consumo exagerado de alimentos ricos em açúcares, açúcares adicionados e bebidas açucaradas é um combo prejudicial poderoso para a saúde. Os especialistas recomendam optar pelos alimentos naturais, ricos em fibras e o mínimo processados possível.
Você tem percebido um maior desejo por doces? Para evitar potencializar as chances de doenças como diabetes e até depressão, o melhor caminho é buscar alternativas mais saudáveis e resistir a esses alimentos tentadores.
Veja mais!
Medo de diabetes? Evite a doença com esse pequeno passo depois das refeições para diminuir os níveis de açúcar no sangue!
O que é mais saudável: um copo de açaí ou um sundae? A resposta é surpreendente…