• Entrar
  • Cadastrar
Pão de ló fácil de três ingredientes: receita culinária fácil, simples e deliciosa

Pão de ló é uma receita simples que leva apenas três ingredientes. Veja como fazer a massa e se delicie com um bolo fofo e saboroso. 

Receita de pão de ló é opção para quem busca preparos fáceis e com ingredientes que temos em casa. (créditos: Shutterstock)

Pão de ló é uma massa que serve de base para diversas receitas de bolos. Seu preparo é bem simples e feito com poucos ingredientes: ovos, farinha de trigo e açúcar. Sem gordura e sem fermento, o segredo para a massa crescer no forno está nas claras batidas em neve. Outro detalhe importante é misturar os ingredientes com bastante cuidado para que o volume não se perca. O resultado é um bolo fofinho e muito leve, que pode ter variações como o pão de ló de chocolate ou o pão de ló de doce de leite.
Venha aprender com o TudoGostoso a preparar massa pão de ló e mais algumas dicas para deixar a receita ainda mais saborosa.

Receita de pão de ló com apenas 3 ingredientes: veja como fazer

Ingredientes:

  • 4 ovos
  • 6 colheres (sopa) de açúcar
  • 6 colheres (sopa) de farinha de trigo

Modo de preparo:

  1. Quebre os ovos e separe as claras das gemas em dois recipientes diferentes. Comece batendo as claras até que elas fiquem em ponto de neve. Você pode fazer esse processo na batedeira em velocidade baixa ou com auxílio de um garfo ou batedor aramado (fouet). Reserve.
  2. Em outro recipiente, bata as gemas na batedeira e vá adicionando o açúcar aos poucos. Continue batendo por uns 6 a 8 minutos até que a mistura dobre de tamanho.
  3. Em seguida, desligue a batedeira e adicione a farinha de trigo peneirada à mistura. O ato de peneirar a farinha é o que ajuda a deixar a massa ainda mais fofa.
  4. Por último, junte as claras em neve e misture delicadamente, de baixo para cima, para preservar o ar. Essa etapa é crucial para o sucesso do pão de ló, pois qualquer erro faz com que a massa não cresça.
  5. Quando os ingredientes estiverem incorporados, transfira a mistura para uma forma forrada de papel manteiga. Diferente de outros preparos de bolo, não é preciso untar a forma para preparar a massa de pão de ló. O ideal é que a massa “grude” na forma para não murchar no meio depois que esfriar.
  6. Coloque a massa no forno pré-aquecido a 160º C e asse por 40 minutos. Depois de pronto, espere o bolo esfriar e, então, desenforme.

Dicas que fazem a diferença na hora de preparar o pão de ló

A diferença do pão de ló para os outros bolos está na composição da massa. Esse preparo não leva fermento, portanto, o volume da massa depende dos ovos batidos, que absorvem o ar e inflam. Outra orientação é usar os ovos em temperatura ambiente. Retire-os da geladeira meia hora antes de começar a preparar a receita. Confira abaixo mais dicas para o seu pão de ló ficar perfeito:

  • Bata as gemas e o açúcar na velocidade mínima da batedeira.
  • Peneire a farinha antes de juntar com a mistura de ovos.
  • Assim que os ingredientes estiverem totalmente incorporados, leve imediatamente para o forno. Esperar muito tempo faz a massa perder as bolhas de ar que foram formadas.
  • O forno precisa estar pré-aquecido antes de assar a massa.
  • Não retire o pão de ló da forma assim que ele ficar pronto. Se você desenformar assim que tirar do forno, a massa vai murchar. Espere, pelo menos, 10 minutos.

Veja também:

Vão te chamar de profissional: os 5 mandamentos do bolo perfeito

Cremoso igual da roça e faz no liquidificador: essa é a melhor receita de bolo de milho da internet

Temas relacionados