• Entrar
  • Cadastrar
Vão te chamar de profissional: os 5 mandamentos do bolo perfeito

Nada de passar sufoco na hora de preparar bolos! Venha conferir as melhores dicas!

Siga essas dicas e faça o bolo perfeito! (Créditos: Shutterstock)

O preparo de bolos é algo muito simples e fácil de aprender, mesmo assim ainda há quem erre! Uns contam com a sorte: às vezes acertam, enquanto outras o bolo vira um desastre total! Mas não precisa se desesperar, temos as melhores dicas para você colocar a mão na massa e fazer o bolo perfeito! Venha descobrir agora no TudoGostoso

1 - Siga as medidas

Seguir as medidas de cada ingredientes é sem dúvidas o passo mais importante para conseguir um bolo perfeito. Se você errar no primeiro passo, que é a base para o bolo se estruturar, todo o resto irá desandar. Utilize as medidas culinárias padronizadas, assim como xícaras e colheres medidoras, pois o excesso ou a falta influenciam diretamente no resultado final do bolo. Uma dica a ser seguida é a de que ao colocar os ingredientes nos medidores, não pressioná-los e, sim, passar uma colher por cima para nivelar.

2 - Peneire os ingredientes secos

Quer um bolo bem fofo? Então peneire os ingredientes corretamente! No caso das farinhas, do açúcar e do chocolate em pó, isso deve ser feito porque eles absorvem umidade externa, podendo dar origem a algumas pelotas. Ao peneirar, você irá eliminar as partes desses grumos maiores que podem prejudicar o crescimento da massa. É importante pontuar que você deve adicionar esses ingredientes seguindo a ordem correta descrita na receita, mas vale destacar que o fermento deve ser o último a ser acrescentado para que o seu efeito não seja enfraquecido com o passar do tempo exposto ao ar.

3 - Unte e polvilhe a assadeira corretamente

Não esqueça de untar e polvilhar a assadeira! Esse passo é fundamental para que a massa não grude no fundo e dificulte o processo de desenformar o bolo. Por isso, unte passando a manteiga por toda a superfície e polvilhe a farinha de trigo, amido ou chocolate em pó por cima, até criar uma fina camada. Nada de exagerar, assim como você não pode esquecer de fazer esse processo que garante uma segurança extra para o seu bolo.

4 - Preste atenção na temperatura do forno

Preaqueça o forno a 180° por pelo menos 10 minutos antes de colocar a assadeira. Essa etapa deve ser feita porque o eletrodoméstico demora para chegar a temperatura desejada, e o bolo precisa de calor pois deve acontecer um choque térmico para com que ele cresça. Siga as instruções de qual o tempo e a temperatura correta para o bolo permanecer no forno, conforme descrito na receita a ser seguida. Tome cuidado para que o forno não seja aberto pelo menos antes da metade do tempo de cozimento, caso contrário ele pode murchar. Uma boa dica é que quando ele estiver próximo do tempo limite, faça o teste do palito para ver se o bolo está pronto! Basta espetar no centro da massa e se sair limpo, está no ponto certo.

5 - Espere o bolo esfriar para desenformar

A gente sabe que quando o bolo está perfeito o cheiro enche a cozinha e dá aquela vontade de comer logo, mas é essencial que você espere ele esfriar antes de tentar desenformar. Isso é importante para que a massa finalize o processo de cozimento e o bolo fique mais firme, evitando com que ele quebre ou esfarele. Após esperar alguns minutos, passe uma espátula na lateral da assadeira e bata cuidadosamente a mão na parte externa antes de virar o bolo, ajudando a soltar a massa. Se for o caso, ele estará prontinho para ser decorado. Mas se você é do time que não vê a hora de poder comer, sinta-se à vontade para experimentar o melhor bolo de todos.

Veja mais
Confira a melhor receita de bolo de churros invertido e sirva a sobremesa para a família toda
Vontade de um bolinho? Bolo de caneca na airfryer vai matar seu desejo rapidinho
Aprenda esse truque INCRÍVEL de como cortar bolo para rechear: as duas partes ficam iguais!

Temas relacionados