• Entrar
  • Cadastrar
Combinações certas entre alimentos para emagrecer: nutrientes diferentes trabalham juntos na perda de peso

Ao combinar diferentes alimentos na dieta, o resultado de seu emagrecimento pode ser mais efetivo. Saiba quais são essas duplas poderosas!

Descubra os alimentos que, juntos no prato, ajudam a perder peso (Foto: Canva)

Certos alimentos têm propriedades que, quando combinados, podem auxiliar no processo de emagrecimento. Por exemplo, alimentos ricos em fibras, como vegetais folhosos, quando combinados com proteínas magras, podem promover uma sensação de saciedade prolongada, reduzindo assim o consumo excessivo de calorias ao longo do dia.

Da mesma forma, a inclusão de alimentos com baixo índice glicêmico, como legumes e frutas frescas, na dieta juntos com gorduras saudáveis, como azeite, abacate e nozes, pode estabilizar os níveis de açúcar no sangue e reduzir os picos de fome.

Quer saber mais dessas combinações inteligentes que podem fazer parte de uma dieta equilibrada e contribuir para um processo de emagrecimento mais eficaz e saudável? O TudoGostoso reuniu 10 duplas de alimentos que, juntos, são ainda mais favoráveis para quem quer perder peso!

1 - Salmão e batata-doce

Esse peixe é considerado um excelente "alimento para o cérebro", mas também é bom para sua cintura. Rico em ômega-3, ele ajuda na perda de gordura corporal. Uma porção de 85 gramas contém, em média, 17 gramas de proteína. Sirva-o com uma batata-doce assada para uma refeição farta e leve. Uma batata de tamanho médio tem 4 gramas de fibra e apenas 112 calorias.

2 - Sopa de feijão e legumes

Adicione uma sopa de legumes à sua dieta no almoço ou jantar. O líquido enche seu estômago, deixando menos espaço para alimentos mais calóricos. Pesquisadores dos Países Baixos demonstraram em pesquisa que pessoas que começaram com a sopa ingeriram 20% menos calorias durante uma refeição.

Acrescentar a ela ingredientes como grão-de-bico ou feijão preto pode aumentar o poder de saciedade da sopa, pois eles são ricos em proteínas e fibras.

3 - Cogumelos e carne moída

Você pode, sim, comer hambúrgueres e perder peso - o segredo é trocar pelo menos 50% da carne por cogumelos picados ou moídos. Com apenas 16 calorias por xícara, eles podem deixar qualquer prato feito com carne moída mais leve, sem prejudicar o sabor. Eles também podem ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, o que ajuda a reduzir a vontade de comer.

4 - Bife e brócolis

Muito cansado para ir à academia? Esta refeição pode lhe ajudar. A carne bovina é rica em proteínas e ferro, usada pelo corpo para construir glóbulos vermelhos. Eles são os responsáveis por oxigênio para os órgãos e, portanto, podem acabar com essa sensação de falta de energia.

O brócolis é o acompanhamento perfeito, pois sua vitamina C ajuda o corpo a absorver o ferro. E tem mais: meia xícara desse vegetal contém 65% de toda a vitamina C de que você precisa em um dia.

5 - Azeite de oliva e couve-flor

Com apenas 27 calorias por xícara, a couve-flor é um alimento que favorece a dieta de emagrecimento. Ela também tem baixo índice glicêmico: regue a couve-flor picada com azeite de oliva e asse-a - isso realça o sabor, e as gorduras do azeite de oliva podem reduzir o apetite, garantindo que você se sinta saciado.

6 - Chá verde e limão

Essa bebida de baixa caloria é repleta de antioxidantes chamados catequinas, que ajudam na queima de gordura. Especialistas indicam o consumo de até 4 xícaras de chá verde todos os dias para favorecer a redução do peso e da pressão arterial. Para torná-lo ainda mais saudável, adicione um pouco de limão - ele ajuda seu corpo a absorvê-los.

7 - Pistache e maçã

Precisa de um lanche para o meio-dia? Essa combinação oferece proteínas, gorduras saudáveis e fibras para afastar a fome. Com cerca de 80 calorias por 25 unidades, o pistache é um dos frutos secos menos calóricos. Junto deles, a maçã acrescenta doçura e crocância ao lanche, além de 4 gramas de fibra.

8 - Chocolate amargo e amêndoas

Essa é uma opção deliciosa para quem ama doces! Deixar de comê-los durante o processo de emagrecimento pode gerar compulsão alimentar, por isso é importante optar por opções saudáveis.

Com cerca de 7 gramas de açúcar por 30 gramas, o chocolate amargo é uma sobremesa que você pode se sentir bem ao comer. Combiná-lo com amêndoas ricas em proteínas mantém os níveis de açúcar no sangue estáveis, o que pode mantê-lo satisfeito por mais tempo.

9 - Farinha de aveia e nozes

Uma maneira simples de emagrecer é inserir fibras na dieta. Isso ocorre porque seu corpo não consegue decompor as fibras, portanto, elas retardam a digestão e ocupam espaço no estômago. Com 4 gramas de fibra por xícara, a aveia é considerada uma boa fonte. Somada a ela, as nozes acrescentam cerca de mais 2 gramas, além de serem uma proteína satisfatória e crocante.

10 - Abacate e folhas verdes escuras

É fato que uma salada de espinafre ou couve é pobre em calorias e rica em nutrientes, mas pode deixar você com vontade de comer mais. Para torná-la mais farta, inclua um abacate: essa adição vai aumentar sua saciedade, pois a fruta, pois tem um tipo de gordura boa (monoinsaturada) que afasta a fome. E você ainda tem um bônus: o abacate também ajuda o seu corpo a absorver mais antioxidantes que combatem doenças.

Você já sabia do poder de alguma dessas duplas de alimentos? No TudoGostoso, você acompanha diferentes conteúdos sobre alimentação saudável e bem-estar.

Veja mais:

- Esse petisco crocante e delicioso faz qualquer um incluir o brócolis na lista de compras;

- O que acontece se beber muito chá verde?

- Qual a parte mais nutritiva do brócolis: talo, folha ou flores?

Temas relacionados