Beber chá pode ser melhor do que café em algumas ocasiões, especialmente se quiser consumir nutrientes de ervas, especiarias e frutas por aí. Já falamos sobre os benefícios do chá de erva-doce, entre outras ervas, e também sobre como aproveitar as cascas de frutas fazendo chá. Mas você sabia que nada disso é, na verdade, considerado chá?
Calma que não estamos querendo enganar ninguém! Apesar de, popularmente, todas essas bebidas que vão do chá de gengibre ao chá de limão com mel serem chamadas dessa forma, nenhuma delas é um chá verdadeiro. Se você não sabia disso, descubra agora qual é o chá verdadeiro e porque essas bebidas não são tecnicamente chás.
Qual é o chá verdadeiro?
Desde o surgimento da palavra e da bebida, chá verdadeiro é uma infusão de folhas secas especificamente da planta do chá. Sim, existe uma “planta do chá”, como é chamada em países asiáticos, de onde a bebida surgiu. Como a bebida era feita a partir de apenas uma planta, ambos tinham o mesmo nome, assim como a bebida café e o grão de café.
Ao que tudo indica, o chá surgiu na China e era comumente consumida em países asiáticos até os portugueses chegarem no Japão e conhecerem a bebida e levarem para outros países da Europa. O nome “chá” veio justamente da pronúncia da palavra original do chá verdadeiro.
Na época, a bebida era feita exclusivamente com a tal planta do chá, que é chamada cientificamente de Camellia sinensis. A infusão com essas folhas gerou vários tipos de bebidas. O mais conhecido e tradicional é ochá verde. Mas, dependendo da oxidação da folha e do preparo, surgem outras bebidas, como o chá branco, o chá preto e o chá oolong. Esses são considerados os chás verdadeiros.
Qual é a diferença entre infusão e chá?
Mas se apenas chás feitos com a Camellia sinensis são chá, o que são essas outras bebidas que tomamos? O certo seria chamá-las de infusão. Infusão é o nome do processo de colocar um ingrediente em água quente para extrair seus nutrientes e sabor, muito usado como medicamento antigo. Aqui não importa se é outra planta ou uma fruta como um chá de ameixa com limão, o resultado é sempre uma bebida à base de infusão, e não um chá. Tanto que é comum dizer que todo chá é uma infusão, mas nem toda infusão é um chá.
Na prática, a situação é outra. Sim, o chá de Camellia sinensis era o original. Mas hoje em dia o chá se tornou quase um sinônimo de infusão e uma palavra para qualquer bebida feita dessa forma. Por isso você sempre encontra chás tão variados nos cardápios de cafeterias e no mercado, e não precisa mudar a sua forma de fazer chá ou de nomear essa bebida se tudo que você quer é aproveitar os benefícios de um chá de canela ou aproveitar um chá de casca de maçã de tarde.
Veja mais:
7 alimentos cheios de açúcar que as pessoas comem sem perceber
O que acontece se você tomar chá verde todos os dias: saiba benefícios, efeitos colaterais e como fazer a infusão
Dificuldade em se concentrar? Esses 5 chás podem te ajudar a manter o foco nas atividades do dia a dia