A halitose, também conhecida como mau hálito, é algo que afeta muitas pessoas e causa um odor forte na boca, assim como um gosto desagradável. Alguns hábitos do nosso dia a dia podem piorar o caso, inclusive diversos alimentos do nosso cardápio. Entenda a seguir o que causa o mau hálito e quais alimentos evitar!
O que causa o mau hálito?
As causas do mau hálito são diversas: má higiene bucal ou escovação inadequada, doenças como diabetes mellitus e sinusite, e até a alimentação. Quando falamos de alimentação, não são apenas determinados alimentos que podem causar halitose, mas também alguns tipos de dieta e hábitos alimentares.
O consumo exagerado de doces muda o pH da boca, o que torna o ambiente mais propício para a proliferação de bactérias que causam as cáries. Por isso, é importante criar o hábito de sempre escovar os dentes depois de comer, assim como usar o fio dental para alcançar as partes da boca que a escova não consegue alcançar.
Sem dúvidas, a falta de higienização bucal adequada é uma das maiores causas da halitose, mas não é a única.
Dietas que aumentam as chances de mau hálito
Dieta cetogênica, jejum intermitente, low carb e high protein são algumas das dietas famosas que podem piorar o mau hálito. Embora elas possam ajudar na perda de peso, já que forçam o corpo a transformar gordura em energia para as células, elas podem ter efeitos colaterais desagradáveis a longo prazo.
A culpa do bafo nessas circunstâncias é a mesma de quem sofre com diabetes mellitus: acúmulo de cetonas na corrente sanguínea, responsável por gerar um hálito ruim com cheiro de frutas fermentadas.
Isso ocorre porque o corpo precisa de energia para exercer as tarefas diárias; essa energia é adquirida através da alimentação, principalmente de carboidratos. Se você não consegue carboidratos, seu corpo é obrigado a pegar energia de outro lugar, decompondo as gorduras em cetonas.
E pensa que acabou por aí? Nada disso! Além do mau hálito, diversos praticantes da dieta cetogênica já reclamaram de um cheiro forte e desagradável vindo da região genital.
Alimentos que causam mau hálito
Alguns alimentos também podem causar mau hálito, como é o caso de alimentos ácidos, frutas e vegetais ricos em sacarose, carnes, laticínios, álcool, café, cebola e alho.
O álcool causa mau hálito porque deixa a boca seca, o que faz com que as bactérias se proliferam mais rapidamente. E vale lembrar que nossa boca está sempre cercada de bactérias e nem sempre elas são ruins! Porém, quando comemos laticínios, esses micro-organismos se alimentam dos aminoácidos presentes nas comidas e promovem o mau hálito, mesmo após a digestão.
Quando o assunto é cebola e alho não precisamos nem falar, não é mesmo? Essa dupla é conhecida por ser imbatível quando o assunto é causar cheiro ruim na boca. A cebola contém compostos de enxofre, que causam odor forte, assim como o alho. O problema é que esse segundo é ainda pior, e comer um dente de alho cru e puro pode causar mau hálito por dias, mesmo com a escovação.
Como evitar o mau hálito sem cortar alimentos?
É claro que ninguém vai cortar todos esses alimentos da rotina, seria muito difícil, principalmente a cebola e o alho que fazem parte da base do refogado brasileiro. Porém, enquanto você investiga a causa da sua halitose, pode ser interessante consumir esses alimentos com moderação, sempre escovando os dentes, a língua e nunca esquecendo de usar o fio dental.
Caso não melhore, procure ajuda médica especializada!
Veja mais:
Mau hálito nunca mais: os alimentos heróis e vilões do bafo na boca