
Saiba por que os neurologistas recomendam tirar os sapatos antes de entrar em casa (Foto: Shutterstock)
Você tem o costume de tirar os sapatos antes de entrar em casa? Além de ser considerada uma prática higiênica entre muitas pessoas, saiba que esse hábito pode significar um ganho para a sua saúde.
Assim como alguns hábitos domésticos no dia a dia fazem toda a diferença para a nossa saúde, como evitar arrumar a cama ao acordar e sempre dar a descarga com a tampa do vaso fechada, tirar os calçados ao chegar em casa é uma forma de impedir a entrada de inúmeros microrganismos.
De acordo com uma revisão recente, essa prática ajuda a manter fora sujeiras como poeira e microrganismos resistentes. Veja os motivos que podem ser valiosos para a sua saúde.
Neurologista cita os riscos para o cérebro ao entrar em casa com sapatos
Segundo o neurologista Pedro Schestatsky, PhD em Harvard, ao adotar o hábito de tirar os calçados ao chegar em casa, você evita a exposição a neurotoxinas como arsênico, chumbo e cádmio.
Ele também ressalta que diminui a exposição a substâncias tóxicas e cancerígenas, como aquelas presentes no asfalto, além de microorganismos resistentes que podem ser agentes infecciosos.
Um estudo recente também associou a exposição microbiana excessiva à doença de Alzheimer, conforme ele ressalta no seu perfil do Instagram @drpedroneuro.
"Para piorar, a exposição microbiana excessiva, independente da origem, está relacionada à doença de Alzheimer", explica o especialista.
Embora mais pesquisas sejam necessárias para recomendações formais, os dados atuais indicam que mudar o hábito de usar sapatos dentro de casa pode ser uma estratégia eficaz para prevenir diversos problemas de saúde.
Veja mais!
O que centenas de vírus que estão em sua escova de dentes e no chuveiro podem fazer com o seu corpo?
Por que temos mais sapatos do que espaço para guardá-los? Aqui está a solução manter a sua casa organizada