• Entrar
  • Cadastrar
Aprendi com um chef como fazer um bolinho de chuva beeeeem sequinho: essa vai ser a melhor dica que você vai ver essa semana

Nada de bolinho de chuva gorduroso, com essa dica mesmo fazendo no óleo ele fica sequinho e muito macio por dentro

Aprendi com um chef como fazer um bolinho de chuva beeeeem sequinho: essa vai ser a melhor dica que você vai ver essa semana

Seu bolinho de chuva vai ficar bem sequinho se seguir essas dicas na receita e na fritura (Créditos: Shutterstock)

O bolinho de chuva é uma receita perfeita para deixar as tardes frias de inverno mais aconchegantes. É um lanche clássico de casa de vó que cada uma tem a sua própria receita de bolinho de chuva de família, mas ao tentar replicar em casa muita gente erra em um ponto fundamental que deixa o bolinho de chuva todo gorduroso. Fazer bolinho de chuva na airfryer é uma solução para quem quer evitar o óleo e deixar bem sequinho, mas não tem a mesma aparência desse lanchinho de infância.

O segredo do bolinho perfeito na maioria das vezes não está no que está escrito na receita, mas em como você frita ele. Foi o que eu descobri depois de aprender com um chef como acertar na fritura e ainda botei em prática com uma receita de bolinho de chuva sequinho com dica na massa! Aprenda no TudoGostoso como fazer um bolinho de chuva bem sequinho e ainda muito macio.

Como fazer bolinho de chuva sequinho

Para ficar bem sequinho sem afetar a textura, a massa desse bolinho de chuva leva amido de milho, a famosa maisena, além da farinha de trigo e ainda tem um truque especial na hora de fritar para não absorver óleo.

Ingredientes

  • 2 ovos
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento
  • 1 xícara de leite
  • 1/2 xícara de maisena
  • 5 colheres (sopa) de açúcar
  • essência de baunilha a gosto (opcional)
  • açúcar e canela para cobrir

Modo de preparo

  1. Coloque os ovos em uma tigela e bata com um garfo para misturar clara e gema.
  2. Um de cada vez, adicione o açúcar, a farinha de trigo, o leite, a maisena e a baunilha, se quiser. Bote bem aos poucos e vá mexendo com uma colher ou fouet para os ingredientes incorporarem um a um.
  3. Por último, bote o fermento e misture na massa até ficar bem uniforme e no ponto certo. Se a massa estiver muito líquida, acrescente um pouco mais de farinha até engrossar, mas sem ficar firme demais.
  4. Coloque óleo em uma panela o suficiente para os bolinhos poderem flutuar.
  5. Aqui vem a dica para deixar o bolinho de chuva bem sequinho: cuidado com a temperatura do óleo. O óleo precisa estar bem quente antes de fritar o bolinho. Se colocar a massa no óleo frio, o bolinho leva mais tempo para fritar e acaba encharcado de óleo. Aqueça o óleo em temperatura alta e teste colocando um pouquinho da massa e veja se forma bolhas. Quando já estiver quente, na hora de começar a fritar, reduza a temperatura para 160ºC ou 170ºC para o bolinho não queimar por fora e ficar cru dentro.
  6. Coloque a massa aos poucos na panela com ajuda de duas colheres para moldar. Não frite muitos bolinhos ao mesmo tempo pois isso também afeta a temperatura do óleo e pode fazer com que eles demorem para fritar e fiquem encharcados.
  7. Quando estiverem dourados, tire os bolinhos de chuva e deixe-os descansar em papel toalha para escorrer o óleo. Use outro papel toalha para secar por cima também.
  8. Se quiser mantê-los quentinhos até comer, você pode deixá-los dentro do forno ligado em temperatura bem baixa e embrulhado no papel-alumínio. Ele continua macio e fica até mais sequinho desta forma.
  9. Misture açúcar e canela na proporção que gostar, passe nos bolinhos de chuva e já pode comer essa delícia no café da tarde.


Veja mais:
Esse bolinho de chuva nevado tem uma cobertura diferente (não é açúcar!) e combina com qualquer clima
Bolinho de chuva de Ouro Branco é o doce que viralizou na web e que você PRECISA experimentar HOJE!
Esse é o segredo para fazer um bolinho de fubá pra comer com café igual da vovó

Temas relacionados