Não faltam ideias de quitutes deliciosos para comer no café da tarde. Mas quando a gente fica em dúvida se prepara um bolo de fubá ou então um bolinho de chuva, tem uma receita que mistura o melhor desses dois mundos: o bolinho de fubá frito. Essa receita bem clássica das tardes na casa da avó é perfeita com café e ainda é muito fácil de fazer.
A massa parece um bolinho de chuva de fubá, mas o segredo de vó para valorizar ainda mais o fubá e não só colocar o ingrediente com a farinha é acrescentar erva-doce. A combinação do fubá com a erva-doce é um clássico que é capaz de atrair toda a família com o cheiro. Para completar com chave de ouro, você ainda pode servir com uma goiabada caseira e cremosa. Aprenda no TudoGostoso como fazer o bolinho de fubá frito.
Como fazer bolinho de fubá frito?
A quantidade de erva-doce vai ao gosto da pessoa, já que alguns gostam do sabor deste ingrediente mais do que outros. Como base, por ser um condimento bem intenso, cerca de 1 colher (chá) de erva-doce costuma ser mais do que o suficiente para esta porção.
Ingredientes
- 2 xícaras de fubá
- 1 xícara de açúcar
- 2 ovos
- erva-doce a gosto
- 1/2 xícara de farinha de trigo
- 1 copo de leite
- 1 colher de óleo
- 1 pitada de sal
- 1 colher (chá) de fermento químico em pó
Modo de preparo
- Coloque os ovos, o açúcar e o óleo em uma tigela e bata os ingredientes com um fouet para se misturarem.
- Adicione uma pitada de sal e a erva-doce e misture para incorporar.
- Coloque a farinha de trigo aos poucos enquanto bate com o fouet para integrar à massa.
- Adicione o leite para facilitar na mistura enquanto a farinha dissolve.
- Bote então o fubá e mexa até incorporar e formar uma massa bem macia e cremosa. Se ficar muito seca compense com o leite ou, se estiver muito líquida, bote mais farinha. A textura deve ser parecida com a de um bolinho de chuva.
- Quando a massa ficar com uma textura cremosa, bata mais para incorporar ar.
- Por último, bote o fermento e misture até incorporar.
- Frite os bolinhos de fubá como um bolinho de chuva, botando em óleo quente, mas não fervendo, com ajuda de uma colher.
- Coloque algumas porções na panela, sem encher muito, e deixe fritar até dourar, virando para os lados para fritar por igual.
- Tire da panela e deixe descansar em um recipiente forrado com papel toalha.
- Repita até fritar toda a massa, termine de tirar qualquer excesso de óleo para ficar bem sequinho e pode servir. Pode comer puro, com açúcar polvilhado por cima ou acompanhado de manteiga ou geleia (uma dica é comer com goiabada que combina muito bem).
Veja mais:
Minha avó come esse bolo de fubá com goiabada todas as tardes e não tem médico que tire esse docinho dela!
O segredo do bolinho de chuva perfeito está nesse passo com o óleo no preparo
É saudável comer fubá de milho? Descubra os benefícios do ingrediente e se pode comer todo dia